Quando comunicamos sob stress prolongado, o nosso cérebro não está verdadeiramente focado em comunicar, mas sim em “sobreviver”. Isso afeta a clareza do discurso, a memória, a capacidade de escuta e a tomada de decisão. De que forma e por que razão isto acontece? Que estratégias podemos utilizar para comunicar melhor nestes cenários?
Neste episódio, a Marta tem como convidada Sofia Carvalho, psicóloga clínica, que explica o que acontece do ponto de vista neurobiológico quando falamos sob pressão, em estados de stress prolongado ou em burnout.
Do papel da amígdala e do córtex pré-frontal aos mecanismos de alerta que nos levam a reagir antes de pensar, a esquecer o que queríamos dizer ou a comunicar de forma menos eficaz do que gostaríamos, a especialista partilha ainda pequenas estratégias baseadas em ciência para regular o sistema nervoso e melhorar a comunicação em momentos de stress.
Porque tudo comunica, este é um episódio para quem sente que, em momentos de pressão, as palavras falham e quer compreender, com ciência e humanidade, como comunicar melhor quando mais importa.
Conheça melhor a Marta em:
https://www.linkedin.com/in/martaara%C3%BAjo/
https://www.instagram.com/martaaraujo.pt