All content for Aula Vaga is the property of Aula Vaga and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Três Historiadores e um Podcast.
Ouça em sua Aula Vaga. 🎧📚✍️
Aula Vaga Ep. 06 - Integralismo: Cinema e propaganda
Aula Vaga
1 hour 39 minutes 32 seconds
4 years ago
Aula Vaga Ep. 06 - Integralismo: Cinema e propaganda
E aí pessoal, nós retornamos! E para começar o ano viemos falar sobre Integralismo. Seu trio de sempre: Cícero Filgueira, Matheus Martins e Rafael Arruda recebem Giceli Warmling, para comentar sobre aquele que foi o grande e pioneiro movimento de massas e de extrema direita dos anos 30 no Brasil. As características, objetivos e estratégias integralistas são comentadas e focamos em como o cinema foi utilizado para espalhar sua ideologia política. Ainda sobra tempo no final para falar da relação do Integralismo, ainda vivo no nosso cenário político, e as direitas atuais, inclusive a sua versão extrema lá no Palácio do Planalto.
Índice
00:02:15 – PARTE 1 – INTRODUÇÃO: O QUE É INTEGRALISMO?
Na primeira parte conversamos um pouco sobre a concepção do integralismo no Brasil e qual sua relação com o fascismo italiano e o nazismo. Partimos para as propostas do fascismo à brasileira que objetivava a integração nacional. Diante disso quais seriam as relações do integralismo com a América Latina, com o fascismo lusitano e, principalmente, quais as aproximações e distanciamentos com Vargas? Qual o papel do negro e da mulher no movimento integralista? E ainda comentamos as principais figuras do integralismo, que são: Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale.
00:43:35 – PARTE 2: A PROPAGANDA INTEGRALISTA
Agora focamos na parte da propaganda integralista e para iniciarmos fazemos uma checklist das características do integralismo/fascismo. A partir daí falamos sobre a construção do cinema nacional no início do século XX como projeto modernista e o uso do cinema como ferramenta educacional do integralismo. Conversamos sobre a propaganda e a contrapropaganda, bem como as perseguições (a famosa Revoada das Galinhas Verdes): a eficácia dos filmes; um comparativo com as superproduções nazifascisas; os outros meios de propaganda integralista, como revistas, jornais e rádios; e a recepção, crítica e combate das ideias integralistas no debate e espaços públicos. E abordamos o integralismo como filho do conservadorismo brasileiro.
1:14:15 - PARTE 3: OS HERDEIROS DO INTEGRALISMO
As palavras-chave: “Deus, Pátria e Família”. Como o integralismo sintetizou o pensamento conservador brasileiro e fez filhos e netos: bastardos e legítimos. Nada de NOVO no discurso político atual. Afinal, quais as aproximações de Bolsonaro com o Integralismo? Existe uma ameaça comunista ou isso não passa de uma desculpa para golpe incessantemente reutilizada? E ainda um breve comentário sobre mídias digitais, web 2.0 e sua função na propaganda política. Como Umberto Eco disse uma vez, a internet deu mesmo voz aos idiotas?
1:31:10 – PARTE 4: ENCERRAMENTO E DICAS CULTURAIS
Memórias do cárcere: https://cutt.ly/ej7cSlk
O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo: https://cutt.ly/wj7cG73
O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil: https://cutt.ly/Cj7cKXl
Sobre a direta: Estudos sobre o fascismo, o nazismo e o integralismo:https://cutt.ly/Nj7cXm7
O poder das imagens: Cinema e política nos governos de Adolf Hitler e de Franklin D. Roosevelt: https://cutt.ly/qj7c654
Integralismo - o Fascismo Brasileiro na Década de 30: https://cutt.ly/lj7vpkP
Documentário Anauê! O integralismo e o nazismo na região de Blumenau: https://www.youtube.com/watch?v=srcitNSPXgQ&t=31s
Dissertação de Giceli: https://cutt.ly/dj7vbJc
Aula Vaga
Três Historiadores e um Podcast.
Ouça em sua Aula Vaga. 🎧📚✍️