Se você é pós-graduando ou se interessa pelos bastidores da vida acadêmica, este episódio é para você!
A Mariana Xavier da UFSC e a Aline Machado da UFMG compartilharam suas dificuldades e desafios enfrentados durante esse longo processo formativo. Elas destacaram questões financeiras, pressão de produtividade acadêmica e algumas dicas de como diminuir esse sofrimento rs. Mas, no fim, esperando que a complexidade dessas pesquisas sejam retornadas a sociedade no futuro.
Vem ouvir e compartilhe suas experiências com a gente!!!
Neste episódio, compartilhamos as impressões e experiências vividas no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) 2024, um dos eventos mais importantes da área. Quem conta tudo pra gente é Kamila Silva, integrante do nosso podcast, que esteve presente no congresso e traz um relato sobre os debates, aprendizados e momentos marcantes dessa edição.
Vem com a gente acompanhar esse bate-papo cheio de reflexões sobre os caminhos da Biblioteconomia e Ciência da Informação no cenário brasileiro!
Neste episódio especial do Biblioquê Podcast, fazemos um giro pelas cinco regiões do Brasil para apresentar os principais programas de pós-graduação em Ciência da Informação do país. Com mediação de Levi e Rodrigo, discutimos as características desses programas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, destacando suas particularidades, linhas de pesquisa e relevância acadêmica.
No episódio de hoje do quadro Rádio Biblio, analisamos como a ascensão de discursos e políticas autoritárias ameaça diretamente o papel das bibliotecas como espaços de liberdade intelectual, acolhimento e resistência. Por meio de exemplos históricos e contemporâneos, refletimos sobre censura, apagamento de vozes, repressão à ciência e estratégias para resistir. Um episódio necessário para tempos sombrios.
Produção: Biblioquê Podcast
Roteiro, mediação e edição: Carlos Júnior
Referências
ADOROCINEMA. O Público. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-244821/. Acesso em: 26 mar. 2025.
FACHER, Lev. Trump takes a giant wrecking ball to U.S. research. Scientific American, 2024. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/article/trump-takes-a-giant-wrecking-ball-to-u-s-research/. Acesso em: 26 mar. 2025.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Record number of books banned in 2023. 2024. Disponível em: https://www.ala.org/news/press-releases/2024/04/record-number-books-banned-2023. Acesso em: 26 mar. 2025.
METRÓPOLES. Censura volta a assombrar escolas e bibliotecas no Brasil. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/censura-volta-a-assombrar-escolas-e-bibliotecas-no-brasil. Acesso em: 26 mar. 2025.
DW. Ditadura de Pinochet queimou livros para “limpar” cultura chilena. 2023. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/ditadura-de-pinochet-queimou-livros-para-limpar-cultura-chilena/a-65543239. Acesso em: 26 mar. 2025.
BBC. Hungria multa livraria por vender livro LGBTQ+ sem lacre. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2ppvve5l9yo. Acesso em: 26 mar. 2025.
THE GUARDIAN. The Public review – Estevez’s library lockdown drama. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/film/2019/jan/31/the-public-review-emilio-estevez. Acesso em: 26 mar. 2025.
Este ep é dedicado à Thiago Murakami <3
Neste episódio, conversamos com Charlley Luz sobre o impacto da Inteligência Artificial na área de Ciência da Informação. Charlley compartilhou suas experiências, reflexões e insights sobre como as IAs estão transformando o cenário informacional. Também trocamos dicas valiosas para profissionais e curiosos sobre o tema.
Quer saber como a IA pode influenciar o futuro da informação? Então, dá o play e vem com a gente!
REFERÊNCIAS:
SPOTIFY. Arquivologia digital e Inteligência Artificial Generativa (IAG). Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1Og0G1lda0I0rpUfwVwaaq?si=293b4163947a45e9. Acesso em: 15 out. 2024.
ACOLABAM. Quem criou o Chat GPT? Conheça a origem e história da IA. Disponível em: https://www.acolabam.com.br/blog/quem-criou-o-chat-gpt. Acesso em: 15 out. 2024.
OPENAI. About OpenAI. Disponível em: https://openai.com/about/. Acesso em: 15 out. 2024b.
Linktr.ee do Convidadohttps://linktr.ee/charlley?utm_source=linktree_profile_share
Ficha
Este ep foi produzido pelo BBQ podcast. Foi roteirizado por Alana e RenanMediado por Carlos JuniorE editado por Carlos Junior
Kamilia e Leleco entram no universo da inteligência artificial com o ChatGPT! De forma leve e divertida, eles exploram o potencial da IA em uma conversa descontraída, cheia de testes e desafios engraçados. Com perguntas curiosas e até alguns pedidos inusitados, a dupla se diverte ao ver o que o ChatGPT consegue (e não consegue) responder, explorando as possibilidades e limitações da ferramenta. Entre risadas e surpresas, Kamilia e Leleco discutem o impacto do uso dessa tecnologia no cotidiano e refletem sobre como a inteligência artificial pode ser usada para criar conteúdo, ajudar em tarefas e até mesmo entreter.
O episódio do RadioBiblio com o Carlos Junior, a gente entra de cabeça nas polêmicas que estão balançando o mundo do hip-hop. O Diddd , superastro da música e fundador da Bad Boy Records, está no meio de acusações seríssimas de tráfico sexual e agressão. A gente fala sobre o que está rolando nesse processo e como isso pode impactar a carreira dele. Mas não para por aí! Também discutimos algumas teorias da conspiração que ligam o Diddy à morte de Michael Jackson e outros grandes nomes do entretenimento. Será que tem algo de verdade nisso ou é tudo especulação? E como as redes sociais estão ajudando a espalhar essas ideias? Vamos tentar entender também o papel da ciência da informação nessa história toda e como ela tenta combater a desinformação. Um episódio cheio de reviravoltas que você não pode perder!
O episódio do podcast fala sobre as eleições municipais de 2024 e a importância das propostas dos candidatos relacionadas às bibliotecas e aos bibliotecários. Mediados por Ana e Leleco, com a participação de Levi, o foco do episódio é examinar as propostas dos candidatos de cinco cidades brasileiras: Manaus, Florianópolis, Rio de Janeiro, Rio Branco e Cuiabá.
A discussão gira em torno das respostas obtidas dos candidatos sobre bibliotecas e os profissionais da área. Em algumas cidades, como Florianópolis, houve respostas, mas muitas vezes vagas ou superficiais, enquanto em outras, como o Rio de Janeiro, o retorno foi mínimo. A equipe também reflete sobre a falta de atenção dos políticos às demandas da biblioteconomia e propõe a criação de um documento coletivo para ser apresentado aos candidatos, destacando as necessidades da área.
Conecte seu fone e vem ouvir com a gente a bibliotecária Ana Virgínia, especialista em livros raros e acervos históricos, nos leva em uma jornada fascinante pela Biblioteca Nacional.
Ana Virgínia, com experiência na instituição, nos conta sobre os desafios da preservação de obras raras, o papel fundamental do original e como a digitalização, apesar de importante, não substitui o toque humano.
A conversa, mediada pela Professora Daniele Inomata e a discente Milena Fagundes, revela a fidedigna importância da Biblioteca Nacional para o estudo e a preservação da história brasileira.
Agora, dê o play e vem com a gente!
No episódio de "Nas Entrelinhas da História", conversamos com Ana Virgínia Pinheiro sobre sua jornada na Biblioteca Nacional. Com paixão e experiência, Ana Virgínia nos leva pelos corredores repletos de história, compartilhando momentos marcantes de sua pesquisa e os desafios de cuidar de um acervo tão precioso. Ela revela como é trabalhar tão perto de documentos que moldaram o Brasil e reflete sobre a importância de preservar nossa memória cultural. Um papo que nos conecta ao passado de uma forma íntima e envolvente.
Este ep foi produzido pelo BBQ podcast
Foi roteirizado por: Lana e Luiz Fernando, o Leleco
Mediado por: Milena e Danielly Inomata
E editado por: Victor Hugo
Prepare-se para ouvir sobre o verdadeiro impacto de manter o registro e preservação da história cultural do Caprichoso.
Ao lado do Professor Historiador e Coordenador do CEDEM, Diego Omar, pegaremos nosso barquinho para uma viagem no tempo, desvendando sua missão na preservação da memória do boi.
Conecte-se com a gente!
Acompanhe o centro no Instagram: https://www.instagram.com/cedem.caprichoso/
Fontes mencionadas no episódio:
TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2003. Projeto como fazer, 09. Disponível em: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf9.pdf. Acesso em: 04 fev. 2024.
CASTRO, Renata Brião de; GASTAUD, Carla Rodrigues. O que são centros de documentação? O caso do centro de documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 263-282, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017263. 01 out. 2021. Acesso em: 05 fev. 2024.
MERLO, Franciele; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. Documento, história e memória: uma importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Inf. Inf., Londrina, v. 20, n. 1, p. 26-42, jan. 2015. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.5433%2F1981-8920.2015v20n1p26. Acesso em: 5 set. 2021.
SOUSA, Rodrigo Sousa e. Aspectos de interface em sites de centro de documentação: o caso do archive of the indigenous languages of latin america. 2021. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Biblioteconomia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
SOUZA, Francisco Weliton. Arquivo e centro de documentação: semelhanças e diferenças, teoria e prática. Ágora: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC, Florianópolis, v. 26, n. 52, p. 30-48, jan. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/47676. Acesso em: 7 set. 2021.
Próximo desembarque: Parintins, a ilha da magia!
Nesse episódio vamos tratar sobre o maior festival a céu aberto do Brasil!
Com a ajuda dos nossos membros do Biblioquê?, você descobrirá a verdadeira história da festa, as características, curiosidades e depoimentos de torcedores apaixonados pelos seus bois.
Separe seu fone e aproveite a imersão.
Neste episódio, exploramos a intersecção entre mídias sociais e literatura, com foco na comunidade "Bookstan". Discutimos como as plataformas digitais têm permitido que os apaixonados por livros se conectem e influenciem o gosto de uma audiência jovem e engajada. Para nos ajudar a entender melhor este universo, contamos com a participação de Marina Freitas, Lisane Mendes e Rayane Azevedo, profissionais especializadas em comunicação, biblioteconomia e mídias sociais. Não perca essa conversa fascinante mediada por Ana e Carlos Junior, e produzida por Stephanny e Gisela. E não esqueça de conferir nosso episódio anterior sobre booktokers para um contexto ainda mais rico!
REFERÊNCIAS
EP citado: BIBLIOQUÊ #S04E01 https://open.spotify.com/episode/0uKzPvMHsXDxqdFxumsJcC?si=4wJ6TTqaS6CzPD96z2GK0w
Página do Instagram da Lisane Mendes (@euamobiblioteca): https://www.instagram.com/euamobiblioteca?igsh=emR6dWQ2YW9tYmxm
MEDEIROS, Beatriz Nascimento; NUNES, Máira de Souza. Análise da comunidade Bookstan
dentro da cultura de fãs on-line. O poder da comunicação na era da informação. Capítulo 4, 39-49.
ARARUNA, Walysson Ferreira; Pinheiro, Ana Cristina Lucio; Carneiro, Gracione Batista. A INFLUÊNCIA DOS LIVROS DIGITAIS NO ACESSO À INFORMAÇÃO: uma comparação entre o livro digital e o impresso. Comunicação Oral apresentada ao GT 05 – Memória, gestão e tecnologia da informação e comunicação, EREBD N/NE. 15 A 21 de Janeiro, 2012.
DEPEXE, Sandra; DOS SANTOS FREITAS, Marina Judiele. “Tá, tá movimentando”: a indústria editorial e o TikTok no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo, v. 20, n. 58, 2023. DOI: 10.18568/cmc.v20i58.2802.
Este ep foi produzido pelo BBQ podcast
Foi roteirizado por Stephanny (vulgo Pudim) e Gisela
Mediado por Ana e Carlos Junior
Editado por Carlos Júnior
REFERÊNCIA
Neste episódio especial, destacamos os incríveis profissionais que admiramos na área da ciência da informação e compartilhamos suas histórias inspiradoras. De inovações tecnológicas a programas comunitários impactantes, esses líderes estão redefinindo o papel da biblioteca no século XXI e moldando o futuro da informação.
Assessoria de Comunicação Social. Ministério da Educação; 2018.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-do-bibliotecario#:~:text=Homenagem%E2%80%93
%20O%20Dia%20do%20Bibliotec%C3%A1rio,primeiro%20bibliotec%C3%A1rio%20concursado%
20do%20Brasil.
Acesso em: 10 mar. 2024
Conheça jogo desenvolvido na UFS para estimular pesquisa escolar no ensino fundamental.
Portal UFS, 2022.
Disponível em:
//www.ufs.br/conteudo/69389-conheca-jogo-desenvolvido-na-ufs-para-estimular-pesquisa-escolar-no
-ensino-fundamental?s=08
Acesso em: 18 de Mar. 2024
SANTOS, Frances, M. F. C. Trilhou : uma aventura gamificada com Maria Livrão no universo
da pesquisa escolar no ensino fundamental l . Dissertação - Universidade Federal de Sergipe, São
Cristóvão, p.128.Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/14868
Acesso em: 18 de Mar. 2024
Jonas. Instagram: @biblioeducador
Disponível em: https://www.instagram.com/biblioeducador/
Acesso em:
Jonas; Biblioeducador, 2024.
Disponível em: https://biblioeducador.com.br/servicos/
Roteiro: Rodrigo Souza
Mediação: Kamila Silva e Alana
Edição: Renan Alves e Carlos Junior.
Descubra o mundo dos podcasts e divulgação científica neste episódio especial! Amanda Xavier, do ECCOA, Carlos Junior, do BBQ, e a doutoranda Joana Ferreira da UFPE, se juntam para explorar os bastidores e desafios da produção de conteúdo científico em formato de podcast. Aprenda com suas experiências, mergulhe nas reflexões do ECCOA sobre questões contemporâneas e aproveite a abordagem descontraída e informativa do BBQ. Uma conversa dinâmica e inspiradora para entusiastas da ciência e curiosos. 🎙️🔬✨
ECCOA: https://open.spotify.com/show/4h7Q9BgYSd8rUHlUeXweBH?si=8cc5073a1666469b
Artigo Ferreira (2023): https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14219
Convidado (a): Carlos Junior, Amanda Xavier (ECCOA) e Joana Ferreira
Roteirização: Leleco
Mediação: Ana Cristina e Milena
Edição: Samantha e Carlos Junior
Referências:
Araújo, J. F. de, A. K. A. da Silva, M. de M. M. Autran, e F. de A. Telmo. “Divulgação Científica E Podcast: Disseminação Do Conhecimento científico Na Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, outubro de 2023, p. e023046, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023046.
Bueno, W. C. (2010). Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação, 15(1esp), 1–12. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1
FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. 2020. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2020.
Mueller, S. P., & Caribé, R. de C. do V. (2010). A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, 15(1esp), 13–30. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp13
Embarque conosco no episódio mais recente, onde recebemos os novos membros de Biblioteconomia no podcast! Juntos, compartilhamos nossas experiências no curso, discutimos perspectivas para o futuro e exploramos diversas temáticas ligadas à militância.
@biblioque.podcast nas redes
Ana Cristina, Carlos Junior e Rodrigo Souza lideram a discussão, investigando como esses personagens são retratados e os motivos por trás dessas representações variadas. Neste episódio, exploramos como a cultura popular molda nossa visão dos bibliotecários e como isso pode afetar nossa compreensão da profissão. Discutimos as representações mais icônicas e memoráveis, bem como aquelas que desafiam os estereótipos tradicionais. Além disso, mergulhamos nas motivações por trás dessas representações. Por que a cultura pop apresenta bibliotecários de maneiras tão diversas? Será que essas representações refletem as mudanças na sociedade ao longo do tempo? Ou há fatores mais profundos em jogo?
Link do TCC: bdta.abcd.usp.br/item/003145489 Autores:
@biblioque.podcast