
Já pararam para imaginar como seria a versão da história contada pelas nações, tribos e populações que foram derrotadas durante as invasões coloniais? Se ainda não pensaram, deveriam fazê-lo. Assim como proposto pela Escola dos Annales, no episódio de hoje, nossa anfitriã se propõe a reexaminar os eventos da vida que permeiam o imaginário coletivo.
Ela o faz a partir da perspectiva dos colonizados, desafiando a versão fornecida pelos colonizadores. Estes, com seu poder e influência, impuseram narrativas que transformaram as civilizações sob seu domínio em meras caricaturas, figuras estereotipadas na sociedade.
Neste episódio, Dona Jacira, através de suas próprias memórias e seu Ndotolo, nos conduz a uma jornada de reflexão na esteira de sua infância e adolescência. Nesse processo, ela desconstrói alguns dos estereótipos e preconceitos forjados pelo ponto de vista dos colonizadores, enquanto nos acolhe com o ritmo e afeto que lhe são característicos.
Enquanto viajamos com Dona Jacira nessa jornada, também somos convidados a contemplar o conceito do "encantado" - aquela força presente na natureza que pode ser nomeada de diversas maneiras e cuja existência é inegável.
Portanto, preparem-se, acomodem-se, aproveitem a viagem e, antes de começarmos, uma pergunta: vocês têm refletido sobre o poder e a força de suas palavras?
FICHA TÉCNICA:
Café com Dona Jacira é uma produção independente, apresentada por Jacira Roque
Edição e trilha sonora: Voz Ativa Produções
Direção e Roteiro: Jacira Roque
Imagem: Maria Eduarda Roque
Atendimento Kátia Roque
contato: assessoriadonajacira@gmail.com