
O Brasil, sendo o último país a abolir a escravidão e abrigando a maior população negra fora da África, possui raízes profundamente entrelaçadas com elementos da cultura africana e indígena.
No entanto, é surpreendente que, fora de sua conveniência, o país não reconheça plenamente sua africanização. É inegável que essa mistura de culturas deu origem a temperos únicos e a um vocabulário singular, repleto de delicadezas e palavras prazerosas de se ouvir e pronunciar.
No episódio de hoje, nossa anfitriã se mostra intrigada com a riqueza, a naturalidade e o uso indiscriminado de palavras de origem africana em um país que, desde sempre, luta para invisibilizar e negar a contribuição da terra conhecida como berço da civilização.
Nossa viagem de hoje se debruçará sobre a influência da presença europeia e cristã na região de Atalia Leonel. Neste passeio, revisitar o significado das palavras será fundamental para compreender as percepções de nossa heroína.
Ao longo do trajeto, exploraremos a importância e o poder das cozinhas, que através de seus sabores e tradições, moldam a vida de um indivíduo, ao mesmo tempo em que podem aprisionar podem também ser libertadoras.
E você? Qual é a sua muleta?
FICHA TÉCNICA:
Café com Dona Jacira é uma produção independente, apresentada por Jacira Roque
Edição e trilha sonora: Voz Ativa Produções
Direção e Roteiro: Jacira Roque
Imagem: Maria Eduarda Roque
Atendimento Kátia Roque
contato: assessoriadonajacira@gmail.com