
Este episódio apresenta uma discussão sobre a evolução da tecnologia de Massive MIMO para o que o autor do livro e dono do canal do YT (Björn Skjölden) chama de Gigantic MIMO (GIMMO) como a próxima geração de arrays de antenas para redes 6G.
A apresentação, de Björn Skjölden, da KTH em Estocolmo, explica que o Massive MIMO atual, já em uso no 5G, utiliza um grande número de antenas para separar usuários no domínio espacial, em vez de tempo ou frequência.
O principal argumento para o GIMMO é que as redes 6G provavelmente terão apenas um aumento modesto na largura de banda de frequência na faixa upper midband (7 a 24 GHz), o que significa que o aumento da capacidade deve vir do uso de arrays de antenas significativamente maiores, com pelo menos 256 portas de antena. O autor sugere que o aumento da frequência portadora permite incorporar mais elementos de antena no mesmo tamanho físico de painel do 5G, resultando em um número gigantesco de elementos, o que pode ser combinado com uma abordagem de múltiplos painéis para aproveitar os efeitos de campo próximo para melhor foco do sinal e sensoriamento biestático.
Se você quer sabe mais sobre redes Wireless nos siga no YT @cafecomip ou no Instagram @cafe.com.br