All content for Conversa Franca is the property of Willamis Franca and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
No Acre, casal vence a dependência química com o uso do chá de ayahuasca
Willamis Franca
No podcast Conversa Franca desta terça-feira, 25, os entrevistados foram o casal Pedro Alberto, 30 anos, e Heloina Santos, 38 anos, ambos ex-dependentes químicos com histórias parecidas.
Pedro Alberto, que é natural de Salvador (BA), contou que começou a usar maconha com apenas 9 anos de idade, e que aos 13 anos, conheceu a “pedra”, substância química derivada da pasta base de cocaína, e foi aí que começaram os problemas em sua vida.
“Perdi tudo que tinha na vida: ‘confiança, família, amigos e dignidade’. Ficava de semanas usando drogas, pois não queria saber de outra coisa. A droga era tudo pra mim, me consumia e eu não tinha forças para parar naquele momento”, disse Pedro.
Pedro contou que sua vida mudou após conhecer o chá da ayahuasca, bebida sagrada utilizada por centros espíritas do Acre e outros lugares do Brasil. O chá é um líquido de cor marrom escura, obtido a partir de partes de duas plantas: o cipó de mariri (Banisteriopsis caapi) e as folhas da chacrona (Psychotria viridis). De acordo com ele, 70% das pessoas que fazem o tratamento conseguem se recuperar utilizando o chá sagrado.
Quem também contou um pouco do que foi passar 14 anos na dependência química foi a sua companheira, Heloina Santos, de 38 anos, natural de Brasiléia. Heloina disse que tudo começou quando ela resolveu aceitar o convite de um amiga que a chamou para usar pasta base de cocaina.
“Uma amiga minha me convidou para usar droga dizendo que eu sentiria um barato, daí aceitei e usei com ela, depois disso não parei mais e passei a usar como esporte, usava para ir pra balada com alguns amigos, e usava finais de semana, mas daí chegou a um nível que eu já passei a usar todos os dias”, conta.
Pedro e Heloína se conheceram no centro terapêutico Caminho de Luz. Hoje são noivos e monitores da casa terapêutica após passarem pelo processo de internação.
Heloína, que deixou o vício há 10 anos, disse que 90% das pessoas que passaram pelo Caminho de Luz venceram a dependência química com o uso do chá sagrado.
Esses e outros assuntos vocês podem acompanhar através do nosso canal no YouTube: