Nova série da dada radio dedicada a investigação da música afrodescendente que se moderniza na América ou Americas como quiser. Mas no sentido de como a música criada por descendentes de escravos africanos nas americas. A America Negra, na verdade Preta! Afrodescendente! Afrofuturista.
Iniciamos essa caminhada no Harlem, NY. No Miolo da Maça, comoLe Roi Jones, melhor conhecido como Amiri Baraka, professor, músico e mais conhecido como crítico e pensador das relações entre cultura, musica, política e racialidade. Amiri Baraka nos inspira a pensar o jazz ou a “Black Music”, como consciência. Assim essa série se inicia na casa Minton’s Playhouse, lugar fundamental por abrigar o encontro de jovens músicos da cena jazzistica nova iorquina do começo dos anos 40. Do espaço das jams sessions e do encontro after hours livres pra criar e improvisar. Música livre!
O MInton’s será o lugar do nascimento do Bebop! De Charlie Christian, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk membro da banda da casa com Joe Guy no trompete, Nick Fenton no baixo e Kenny Clarke na bateria, além da participação de inumeros músicos em especial Charlie Parker, Miles Davis, Bud Pawel entre outros.