
A origem da Black Friday remonta aos Estados Unidos, mais especificamente ao final do século XIX. O termo "Black Friday" foi usado pela primeira vez em 1869, quando houve um grande colapso financeiro em Nova York, causado pela especulação no mercado de ações.
No entanto, a Black Friday que conhecemos hoje, como um dia de grandes promoções e descontos, surgiu nos anos 1950 e 1960, também nos Estados Unidos. A ideia era criar um dia de compras após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que é celebrado na quinta-feira anterior à Black Friday.
A expressão "Black Friday" foi usada para descrever o grande fluxo de pessoas nas lojas e o caos que se formava nas ruas, já que muitos funcionários tinham o dia de folga para fazer compras. Além disso, as lojas começavam a ter lucro (ou "ficar no black", em inglês) após um período de perdas (ou "ficar no red") durante o ano.
Com o tempo, a Black Friday se tornou um evento anual, com lojas oferecendo grandes descontos e promoções para atrair clientes. Hoje em dia, a Black Friday é celebrada em muitos países, incluindo o Brasil, e é um dos maiores eventos de compras do ano!