
📖 2 Samuel 21:10-14 (NTLH)
"Então Rispa, concubina de Saul, pegou um pano grosseiro e com ele fez um abrigo sobre uma rocha. E ficou ali desde o começo da colheita até o dia em que as chuvas do outono caíram sobre os sete corpos. E não deixou que as aves se aproximassem deles de dia nem os animais selvagens de noite.
Quando soube o que Rispa tinha feito, Davi foi e tomou dos moradores de Jabes-Gileade os ossos de Saul e do seu filho Jônatas. Os moradores de Jabes haviam retirado os corpos da praça de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado no dia em que mataram Saul no monte Gilboa. Davi então colocou os ossos de Saul e de Jônatas junto com os ossos dos sete homens que haviam sido enforcados. Sepultaram os ossos de Saul e de Jônatas no túmulo de Quis, o pai de Saul, na cidade de Zela, no território da tribo de Benjamim. Tudo o que o rei mandou foi feito. E depois disso Deus respondeu às orações do povo pelo seu país.”
Temos aqui mais um exemplo de uma mulher corajosa que com sua atitude humilde honrou a memória de toda sua família. E isso não serve para exaltação das mulheres, mas é sim, outra demonstração, de que para conquistar um lugar de honra, a ponto de ter seu nome citado na Bíblia, não precisa destruir a imagem dos homens e tomar seus lugares, precisa sim de coragem e atitude para cumprir seu papel com excelência e honra.
Ninguém assumiu a responsabilidade de sepultar os sete filhos de Saul que foram mortos. Rispa, concubina de Saul, em meio à sua dor, decidiu fazer algo e proteger os corpos do ataque de animais selvagens. Ela fez uma longa vigília, foram muitos dias, e sua atitude chamou a atenção de Davi, que por sua vez, honrou a memória de Saul e de Jônatas e mostrou que a execução de seus filhos não havia sido feita por vingança.
Interessante notar que o versículo 14 diz que somente “depois disso”, Deus se tornou favorável para com a terra. Não podemos nos afastar nunca do centro da vontade de Deus. Precisamos buscar nosso papel neste mundo e cumpri-lo a cada dia com obediência, humildade e excelência!
Vamos orar?
Paizinho amado, é tão difícil, às vezes, distinguir Sua vontade para minha vida em meio a tantas vozes deste mundo que querem determinar quem eu devo ser e o que eu devo fazer. Abra meus olhos e meus ouvidos para enxergar tudo o que me afasta do centro da Sua vontade, Pai. Quero honrá-Lo e obedecê-Lo. Use minha vida! Eis-me aqui, para desempenhar o papel que o Senhor tem para mim. Em nome de Jesus! AMÉM.
Desperte!
JESUS ESTÁ VOLTANDO.
✍🏼🎤 Sibele Wichert
———