
#imagemacessível – descrição da imagem no final do post
📢
A culpa é um sentimento inevitável, desconfortável, e vivenciado por todas as pessoas.
Esse sentimento pode desencadear em várias sensações não muito agradáveis, como por exemplo: a tristeza, a ansiedade, a depressão, a raiva, a vergonha et cetera e tal.
Há quem se culpe, de forma prolongada, por tudo que acontece de negativo em sua vida; há quem, habitualmente, terceiriza a culpa porque prefere apontar o dedo para outra pessoa a se responsabilizar por atitudes tomadas.
Ocorre que essas duas posturas não são ideais e não anemizam a sensação desagradável que a culpa provoca.
Minha convidada, a psicoterapeuta Andressa, e eu entendemos que a verbalização do sentimento culpa é primordial para que esse desconforto seja amenizado e que nossa vida prossiga de forma mais abundante.
A propósito, segundo Andressa: “a culpa não deixa a vida fluir.”
Quais as origens e os tipos de culpas? Há algum sentimento que aparece, de forma frequente, junto à culpa? De que maneira a culpa semanifesta e nos paralisa? É possível prevenir esse sentimento? Há outros meios de atenuar a culpa, além de expressar essa dor?
Essas e outras questões minha convidada Andressa responde, de forma clara, generosa e sábia, neste episódio 78, instrutivo e acolhedor, que nomeei de Banca da Culpa.
📢
DIQUINHAS DA BANCA
• Livros- A liberdade é uma escolha e Abailarina de Auschwitz - Edith Eger- Autocompaixão- Kristen Neff- Dizer é morrer a vergonha - BorisCyrulnik
• Série - The Sinner (Netflix)
• Podcasts- Meu inconsciente coletivo - 6ª temporada- Não inviabilize – quadro: meu erro
📢
FICHA TÉCNICA
Convidada: Andressa Pelissari @andressa.pelissari
Editora e podcaster: Rosana Tibúrcio @rosanatiburcio
Arte: Felipe Marques @eufelipem
📢
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Há um plano de fundo verde-água com bordas rosa. À esquerda da imagem, na parte superior, está escrito #78, na cor branca e, à direita, está escrito, em branco e em caixa alta, BANCA DA CULPA, sendo que a palavra Banca é bem maior. Do lado esquerdo da imagem, abaixo do #78, há uma ilustração caricata de mulher grisalha com cabelos curtos, em plano médio, com sorriso largo. Usa óculos de armação azul e brinco pequeno na orelha direita. A mulher usa blusa rosa com detalhes em azul nas costuras da gola, mangas e barra. Usa short azul royal. A mão direita da mulher está pausada entre a blusa e o short. A mão esquerda está levantada e segura um megafone nas cores verde-água e vermelho; a parte central interna do megafone tem a cor azul royal. Abaixo de palavra culpa, está escrito, em branco: “Participação: Andressa Pelissari @andressa.pelissari. No final da imagem, à direita está escrito, com letras brancas e maiúsculas: @ROSANATIBURCIO