
O termo “uberização” se tornou popular no Brasil nos últimos anos com os debates sobre as condições de trabalho dos motoristas de aplicativo.
Dados de 2022 publicados em 2023 apontaram para mais de 1,5 milhão de trabalhadores que atuam por meio de plataformas digitais.
E quais são exatamente as consequências econômicas e sociais dessa prática?
No episódio 91 do Falando Direito, a professora Ingrid Scaramucci responde às principais questões sobre o tema, em conversa com a aluna da EPD Emanuelle Lopes.
Ao longo do bate-papo, ela levanta dúvidas sobre como é feita essa prestação de serviço, fala sobre a obediência dos motoristas ao algoritmo das empresas e como isso pode caracterizar vínculo de emprego em um eventual viés de subordinação jurídica, já que são as plataformas que define o ritmo da produtividade.
👩🏫 Ingrid Elise Scaramucci Fernandes tem Mais de 10 anos de experiência em áreas diversas do direito (fiscal, trabalhista, criminal, civil e família), com maior foco e desenvolvimento acadêmico na área trabalhista. É professora e coordenadora de cursos universitários na área e Mestranda em Função Social do Direito pela FADISP/SP.
*Siga a professora no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ingrid-elise-scaramucci-fernandes-ab8629a0/
💻 Para saber mais sobre os cursos da EPD, acesse www.epd.edu.br
📰 Quer ver mais conteúdos sobre o universo jurídico?
Visite o blog da Escola Paulista de Direito: https://www.epd.edu.br/blog
📱 Siga nossos perfis nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/epd.edu.br/
Facebook - https://www.facebook.com/EPDireito/
Linkedin - https://www.linkedin.com/school/escola-paulista-de-direito/
TikTok - https://www.tiktok.com/@epd.edu.br
Perdeu o episódio anterior?
👨⚖️ No episódio 90, o professor Sérgio Augusto falou sobre “Carreiras Públicas no Direito”.
🎙️ Acompanhe o podcast também no YouTube: https://www.youtube.com/@EscolaPaulistadeDireito/podcasts
O Falando Direito é um espaço de histórias e discussões de temas relacionados ao universo jurídico, já que a vivência universitária vai muito além da sala de aula e da grade curricular dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Para ter uma formação completa, o estudante e os profissionais precisam estar conectados aos assuntos do momento, ter uma concepção de interdisciplinaridade e, para isso, ser munido de conteúdos e atividades que o permitam dar uma maior amplitude aos estudos e às experiências.