
O Projeto Rede Cultural do Circuito das Águas - Encontros Criativos no Interior Paulista propõe um programa integrado de ações de produção, difusão, formação, criação e circulação artística em municípios paulistas com até 30 mil habitantes, com foco principal em Serra Negra (≈ 29.000 habitantes - município de residência do proponente) e ações complementares em cidades vizinhas do Circuito das Águas, como Lindoia (7 mil habitantes) e Águas de Lindóia (15.000 habitantes).
O Projeto Rede Cultural do Circuito das Águas - Encontros Criativos no Interior Paulista articula três eixos:
Residência/Mentoria para artistas e agentes culturais locais;
Produção e Circulação Multilinguagens, com oficinas, mostras e apresentações; e
Documentação e Difusão, por meio de registros audiovisuais e distribuição online de conteúdos.
As ações, totalmente gratuitas e acessíveis, com execução presencial apoiada por recursos digitais, focam em diversas linguagens artísticas como artes visuais, audiovisual, teatro, dança, música, literatura, moda sustentável e saberes artesanais (tricô, crochê, macramê e arte têxtil), integrando artistas locais e convidados em processos colaborativos.
O Projeto visa ampliar o acesso da população a bens culturais, além de integrar artistas locais e regionais em processos colaborativos e fortalecer a economia criativa.
O Projeto adota um robusto Plano de Democratização e Acessibilidade — incluindo Libras, AD - Audiodescrição, Legendas Descritivas, materiais digitais acessíveis e ações formativas (ex.: curso gratuito de audiodescrição com apoio de IA) — priorizando escolas, espaços públicos culturais acessíveis e territórios periféricos/rurais.
Ao mesmo tempo em que amplia o acesso a bens culturais, a iniciativa fortalece a economia criativa regional, fomenta redes de cooperação entre coletivos e poder público e gera oportunidades de trabalho e renda na cadeia produtiva local.