
Depois de um outubro e, sobretudo, um novembro marcado por chuvas bastante irregulares, o campo viveu semanas de incerteza. Mas com a chegada de dezembro, o padrão começa a mudar. Os mapas climáticos mostram que as precipitações voltam a se concentrar sobre a região central do Brasil, abrangendo Sudeste, Centro-Oeste, MATOPIBA e parte do Sul, além de áreas do Paraguai.
A intensificação da La Niña, que atinge seu pico neste mês, ajuda a explicar essa redistribuição: o fenômeno diminui a incidência das chuvas sobre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Importante destacar que não se trata de ausência total, mas de precipitações mais irregulares nessas áreas.
Assista pelos tópicos:
0:50 - Como fica o clima em dezembro
1:35 - Impacto do La Niña no Sul e chuvas irregulares
3:16 - Previsão de chuva acumulada para dezembro e corredores de umidade
5:14 - Alerta de riscos: possibilidade de granizo e tempo severo
✅ Conheça nossas soluções:
https://ihara.com.br/produtos/
#IHARA #Agricultura #Agronegócio #BoletimDoClima #PrevisãoDoTempo #BoletimMeteorológico #Agro #Chuva #Soja #Milho
Bem-vindo(a) ao canal da IHARA!
Desde 1965, a IHARA trabalha ao lado do agricultor. Com mais de 80 produtos no portfólio para atender mais de 100 culturas diferentes, temos como propósito solucionar o dia a dia do agricultor no campo e contribuir com o progresso da agricultura brasileira.
Aqui no canal, você vai encontrar muitos conteúdos de qualidade, produzidos em parceria com grandes especialistas do mercado, para ajudar você em seus desafios.
Tags: IHARA, Agricultura, Agronegócio, Boletim do clima, Previsão do tempo, Boletim meteorológico, Agro, Chuva, Safra 2025/26