
Néli Simioni entrevista a professora e doutora Cristiane Pereira Costa Dias, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e docente permanente do mestrado em Divulgação Científica e Cultural, ambos da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
A pesquisa de Cristiane tem ênfase em Análise de Discurso, na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. Néli foi sua aluna no mestrado e produziu a dissertação “Tornar-se gorda - desestabilizando os sentidos da gordofobia pelo discurso digital” sob sua orientação.
No episódio, a conversa parte da afirmação de Michel Pêcheux, fundador da Análise de Discurso de linha materialista francesa, que diz que “o discurso é efeito de sentidos entre locutores”. Desse modo, busca compreender alguns fundamentos da teoria para pensar o corpo enquanto discurso e o efeito ideológico da gordofobia em nossa sociedade.
Legenda: AD = Análise de Discurso
Referências teóricas
DIAS, Cristiane Pereira Costa. Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos). São Paulo: Hucitec, 2012.
DIAS, Cristiane Pereira Costa. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (1969). Trad. Eni Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.