
Janelas Filosóficas III - 9ª sessão - 25.10.2021 - Minicurso "Concepções de si, do outro e do mundo, e Ancestralidade" - Parte 1: VOZES NEGRAS
Palestrante: Maria Isabel Gonçalves
Mediadoras: Desirée Medeiros e Priscilla Spinelli
Pelas aulas de filosofia nas comunidades rurais da Chapada Diamantina - BA, Maria Isabel Gonçalves nos conduzirá por uma trilha que começa em uma simples conversa dos estudantes com as suas avós e se estende pela investigação dos segredos escondidos nas paisagens por onde passaram seus ancestrais, pelos saberes e histórias guardados em cada família. A proposta consiste em chegar a um rico arsenal de fatos que podem reconstituir um imaginário já em esquecimento, tão necessário de ser recuperado se quisermos saber quem somos.
Sobre o título, Maria explica: A palavra 'floriá' representa o nosso jeito de dizer o verbo “florear”, no sentido de poetizar os saberes, decolonizar o pensamento, ir em busca das mães das narrativas que são as nossas iaiás, em suas poéticas que nos formam em identidade. É a junção de “flor” (visão popular do feminino) + “iyá” (“mãe”, no yorubá). Iyaiá é mãe da mãe, como eram chamadas as avós em algumas comunidades da Chapada Diamantina. Yayá é a árvore gameleira para os Payayás da Chapada Diamantina.