No novo episódio do Livros no Centro, que tem roteiro de Bruna Beber, contamos a história de Maria do Carmo Ferreira, poeta mineira que, durante cinquenta anos, escreveu muito e publicou apenas alguns de seus poemas, sempre em jornais, revistas e sites. Anos atrás, misteriosamente, a poeta, que já era reclusa, abandonou de vez a vida pública e passou a se declarar uma “ex-poeta”. Em 2024, aos 86 anos, ela retorna inesperadamente ao cenário literário com uma antologia em três volumes lançada pela Martelo Casa Editorial. A edição dessas obras foi feita pelos poetas Silvana Guimarães e Fabrício Marques que, apesar de amigos de Carminha há muitos anos, nunca a viram pessoalmente .
::
O Livros no Centro é apresentado por Rita Palmeira, Flávia Santos e um de nossos livreiros. O livreiro que participa do episódio “A ex-poeta poeta: Maria do Carmo Ferreira” é o Wagner Raimundo. A cada episódio, trazemos novas histórias, damos indicações de leitura e convidamos uma livraria diferente para desafiar nossos livreiros, no quadro “Sabe aquele livro?”. Neste episódio, foi a vez da Livraria Baleia, de Porto Alegre.
O podcast Livros no Centro é realizado pela Livraria Megafauna e pela Associação Livros no Centro. Escute em seu tocador favorito ou no site da Megafauna. Episódios quinzenais, sempre às quartas-feiras.
Lista de livros mencionados:
A máquina de existir, Fabrício Marques (Pedra Papel Tesoura)
Cave Carmen, Maria do Carmo Ferreira (Martelo)
Coram Populo, Maria do Carmo Ferreira (Martelo)
Dedo de moça: antologia das escritoras suicidas, org. Florbela de Itamambuca e Silvana Guimarães (Terracota)
Dendorí, Ricardo Aleixo (Círculo de Poemas)
Dobra, Adília Lopes (Assírio & Alvim)
Nave incorpórea, Celina Ferreira (Edições Tellus)
Os anões, Veronica Stigger (Faria e Silva)
Poesia completa, Murilo Mendes (Companhia das Letras)
Poesia cúmplice, Celina Ferreira (Livraria São José)
Poesia de ninguém, Celina Ferreira (Edições Tellus)
Quantum Satis, Maria do Carmo Ferreira (Martelo)
Rio do sono, Celina Ferreira (Garoupa)
Trilogia obscena, Hilda Hilst (Companhia das Letras)