Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
TV & Film
Technology
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts124/v4/f9/a0/10/f9a010f8-6150-fa0d-8c2a-a0a74ba3748f/mza_18021134809337336660.jpg/600x600bb.jpg
Maniçoba Podcast
Maniçoba Podcast
25 episodes
2 weeks ago
Um disco na vitrola e algumas cervejas por programa. Três amigos contam as histórias por trás da música brasileira.
Show more...
Music
RSS
All content for Maniçoba Podcast is the property of Maniçoba Podcast and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Um disco na vitrola e algumas cervejas por programa. Três amigos contam as histórias por trás da música brasileira.
Show more...
Music
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/staging/podcast_uploaded_episode/2413223/2413223-1570127206197-9b69fbe16cba1.jpg
#24 - João Nogueira - Espelho (1977)
Maniçoba Podcast
38 minutes 5 seconds
11 years ago
#24 - João Nogueira - Espelho (1977)

Lado A

João, para muitos o “sucessor de Noel”. Amante da culinária consistente. Dobradinha e mocotó- a comida ogra. A origem e a ligação de João Nogueira com o estado de Sergipe. As ligações entre a história do próprio programa com o pai de João Nogueira. Era chorão da época do Pixinguinha e faleceu aos 10 anos do João. A capacidade de melodiar, sincopar e a poética apesar de técnica pouco elaborada: inovadoras. Paulo César Pinheiro e sua parceria no “Espelho”. Primeira gravação em 1973 sem tanta visibilidade. Conversa de Botequim: o samba de varanda versus o sambista de morro. O pai arranjou transferência para Sergipe para tocar com amigos e tomar a cachacinha no “cuité”. Nivaldo bebeu com o pai de João. A história cantada nacional. “Espera oh nega”. Conjunto Nosso Samba. Martinho da Vila, Beth Carvalho e o Clube do Samba. As dívidas do Clube do Samba. Zicartola. Clube do Samba, resgate do tradicionalismo, contraponto e o afastamento das gravadoras. O talento musical se iniciando muito cedo. Diretor de um bloco carnavalesco: A história do Labareda e os concursos de sambas. Era Portelense e saiu com amigos para fundar a escola Tradição. O filho, Diogo Nogueira retornou para a Portela: a reconciliação. “Além do Espelho”. Muita gente pensa e confunde a história da composição Espelho diz respeito ao Diogo Nogueira.

Lado B

A continuidade da vibração de Pai-Filho. O “Bloco Carnavalesco” do Nivaldo. Criação do estado do Mato Grosso do Sul. Ano do Punk. Criação do Galo da madrugada. Tragédia no Mercado Municipal de Aracaju. João Alves, o prefeito. O fechamento da Rádio Iguaçu. Camila Pitanga, Liv Tyler. Shakira. Maysa. Elvis Presley. Charles Chaplin. A gravação de “Beto Navalha”. A história de “Das duzentas pra lá”. Eliana Pittman, e a patrulha ideológica pelo uso da ditadura. Homenageou Getúlio Vargas. Batucajé. Clara Nunes. A versatilidade de João em compor diversos tipos de samba. Férias Frustradas. Odiava o rock e tradicionalismo pouco excessivo. A influência que Eliana Pittman possuía. Eliseth Cardoso e “corrente de aço”. Junto com outros grandes músicos conseguiu transformar a imperfeição em estilo. A diferença da voz do Diogo para a voz do pai. Antes do sucesso era vitrinista e funcionário de banco. Outras similaridades com Noel. A delicadeza do trabalho de vitrinista e o “sorriso do Negão”. O número 24. Faixa Bônus.

Maniçoba Podcast
Um disco na vitrola e algumas cervejas por programa. Três amigos contam as histórias por trás da música brasileira.