
O sermão "Jefté de vítima a herói" utiliza a história bíblica de Jefté, detalhada em Juízes, capítulo 11, versículos 1 a 3, para provar que o final da jornada de um indivíduo é assinado pelo céu e não pelos rótulos impostos pelo mundo. Jefté, filho de uma prostituta e expulso pelos irmãos, foi marcado por feridas e se viu por muito tempo como vítima.
No entanto, ele transformou o seu destino, passando de líder de um grupo de "vadios" para um herói listado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.O Pastor demonstrou que essa transformação ocorreu pela adoção de três verdades centrais:
1. Escolher a Cura em Vez da Amargura: Jefté teve que tomar a decisão instantânea de abraçar a cura em vez da amargura quando os líderes que o expulsaram vieram pedir sua ajuda. O Pastor enfatizou que há mais poder no perdão do que na retalhação, usando a analogia de que a amargura é o "guarda-chuva" que impede a chuva da graça de Deus.
2. Assumir o Protagonismo da Sua Própria História: Jefté, ao ser procurado, assumiu a responsabilidade e a liderança (Juízes 11:9), recusando-se a ser apenas uma vítima.
A mensagem alertou que "Quem não faz acontecer vê acontecendo" , incentivando a iniciativa em todas as áreas da vida, com base em passagens como Isaías 60:1 e Josué 1:9 .
3. Batalhar Pela Justiça de Deus : Jefté pautou suas ações por princípios de retidão e discernimento, e não por raiva . Ao negociar com o rei amonita (Juízes 11:12), ele colocou a disputa nas mãos do "Senhor, o juiz" . Foi ressaltado que Deus não negocia seus princípios, e é essencial caminhar na honestidade e justiça .A conclusão do sermão revelou que, ao seguir esses princípios, o Espírito do Senhor se apossou de Jefté (Juízes 11:29), garantindo a ele a vitória . A mensagem final foi um convite para abandonar a vitimização e se render ao Deus restaurador para começar uma nova história