
Nesse episódio, Rafael Rodrigues da Silva conversa com Alexandre Ficagna. O Alexandre é Doutor em Música, compositor e professor da Universidade Estadual de Londrina (PR), onde leciona e coordena o projeto de pesquisa "Botequim de Música Contemporânea: diálogos inter-composicionais". Recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica nas edições de 2010 e 2014 e teve suas peças musicais estreadas em diversas cidades do Brasil e executadas por diversos conjuntos e solistas.
Nessa conversa, Rafael e Alexandre exploram diversas questões, entre elas: o ofício de compor músicas; a formação de compositores no Brasil; o Rock dos anos 1990; os limites do termo "música contemporânea"; a experiência de tempo na escuta da música contemporânea; os critérios de avaliação nos concursos de compositores; e o mercado da música contemporânea.
Você pode ouvir uma parte das composições do Alexandre no perfil dele no Soundcloud.
Você poderá acessar outras informações sobre esse episódio nas notas deste podcast em musicaparacuriosos.com. Lá, você poderá acessar os nomes dos compositores e compositoras citados durante a conversa.
Esse episódio inicia com uma brevíssima explicação sobre o que é a chamada música contemporânea para que você possa acompanhar a conversa da forma mais intensa possível.