
Já parou para pensar que a deficiência pode ser um sistema de opressão e não uma falta do corpo? E que o processo de tornar-se mulher na sociedade tem especificidades para quem é mulher com deficiência? No primeiro episódio de Cuidar do Futuro, Fernanda Vicari, Vitória Bernardes e Mariana Rosa contam seus processos de encontro à identidade PcD e levantam reflexões urgentes sobre o comportamento de todo um sistema que oprime os corpos considerados fora da norma.
“A deficiência ela não está no corpo da pessoa. O corpo é o que é. A deficiência está no encontro deste corpo com um mundo que está todo construído e orientado para uma determinada norma do que é ser um corpo, do que é ter um corpo”, explica Mariana.
Este projeto faz parte de Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores. A realização é do Portal Catarinas em parceria com o Prosa, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com consultoria do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência.
Confira a audiodescrição do episódio no nosso canal do youtube, Portal Catarinas, ou no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=yOO0Bjgluwg&t=30s
Créditos
Inara Fonseca - locução, pesquisa e roteiro
Kelly Ribeiro - pesquisa e assistente de roteiro
Jaqueline Padilha - identidade sonora, montagem e edição de áudio
Maria Augusta Scopel Bohner - identidade visual
Trilha “Mulher de luta “ - gentilmente cedida pela cantora Dandara Manoela
Agradecemos a colaboração de Elizandro Maurício Brick (UFSC).