
No segundo episódio do “Cuidar do Futuro”, Fernanda Vicari, Laureane Lima Costa, Mariana Rosa e Vitória Bernardes falam sobre como a figura materna foi fundamental para que elas pudessem desempenhar suas atividades diante da deficiência.
Em “Mães: o pessoal é político”, elas compartilham suas experiências, refletem sobre como a organização do cuidado ainda é muito centrada na mulher e apontam a sobrecarga de trabalho como consequência de um regime histórico de políticas públicas pouco efetivas.
“Porque se a gente pensar, né, quem são as pessoas hoje que desempenham o cuidado no Brasil? O não remunerado, são as mulheres no geral. O cuidado que é mal remunerado são mulheres pobres e negras que realizam esse cuidado”, destaca Laureane.
Esta segunda temporada faz parte de Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores. A realização é do Portal Catarinas em parceria com o Prosa, grupo de pesquisa da UFSC, com consultoria do Coletivo Feminista Helen Keller.
Confira a audiodescrição do episódio: https://www.youtube.com/watch?v=3n8wD5sU-zA
Extras:
Link do documentário indicado no episódio: https://www.youtube.com/watch?v=uSZsJs3TN70
Link do PDF: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/Hist%C3%B3ria_do_Movimento_Pol%C3%ADtico_das_Pessoas_com_Defici%C3%AAncia_no_Brasil.pdf?1473201976
Créditos
Inara Fonseca - locução, pesquisa e roteiro
Kelly Ribeiro - pesquisa e assistente de roteiro
Jaqueline Padilha - identidade sonora, montagem e edição de áudio
Maria Augusta Scopel Bohner - identidade visual
Trilha “Mulher de luta “ - gentilmente cedida pela cantora Dandara Manoela
Agradecemos a colaboração de Elizandro Maurício Brick (UFSC)