
“Notas de música” é um conjunto de 10 conferências integradas no ciclo de concertos Sexta Maior, apresentadas no Centro Cultural de Belém, na Temporada 2025/2026, de 26 de setembro a 26 de junho.
2ª conferência: “Onde a terra acaba e a invenção começa”, por Sofia Lourenço, gravada no dia 31 de outubro de 2025.
A relação entre compositor e intérprete musical envolve a tradição de como as obras são criadas e executadas. O compositor cria a obra e o intérprete realiza-a, podendo existir uma interação entre ambos, se o compositor estiver vivo. A tradição também pode influenciar a forma como o intérprete executa uma peça, adaptando-a ao seu estilo. Exemplos clássicos são compositores-instrumentistas como Mozart e Liszt, que eram capazes de compor e executar as suas próprias obras, improvisando e adaptando as peças durante a performance.
O recital a solo do pianista e compositor Pedro Emanuel Pereira revisita as sonoridades da tradição musical centro-europeia de influência germânica, como Johann Sebastian Bach e Paul Hindemith, em diálogo com autores portugueses como António Victorino d’Almeida e Mário Laginha. Esta apresentação terá como objetivo procurar «estabelecer uma ponte entre a música contemporânea portuguesa e a erudição clássica germânica», nas palavras do intérprete.
Nesta sessão, foram escutados trechos do 1º andamento da Sonata op. 57, de Beethoven, pelos pianistas Vladimir Sofronitzky, Edwin Fischer e Robert Casadesus. Por motivos de direitos de reprodução, essas obras não integram o podcast.
Conferência realizada no âmbito do recital de piano Aonde a Terra Acaba, de Pedro Emanuel Pereira, integrado no ciclo Sexta Maior.
O El Corte Inglês apoia o Programa de Mediação de Música Erudita do CCB.