
Cinquenta anos depois, o 25 de Novembro de 1975 continua a ser instrumentalizado politicamente. Mas o que realmente aconteceu naquele dia? Houve um golpe comunista travado in extremis? Portugal esteve à beira da guerra civil? A direita salvou a democracia?
Nesta entrevista ao podcast O Que Faz Falta, a historiadora Irene Pimentel - uma das maiores especialistas portuguesas no Estado Novo e no Processo Revolucionário em Curso - apresenta factos que contradizem a versão oficial.
Com acesso a documentação inédita e décadas de investigação em arquivos, Pimentel não hesita em classificar o que está a acontecer com a equiparação da data ao 25 de Abril de "falsificação histórica" na Assembleia da República.
O que realmente aconteceu naquele dia?
Considera apoiar o podcast aqui: https://buymeacoffee.com/oquefazfalta
Neste episódio, tivemos uma conversa sobre factos históricos que contradizem a versão oficial:
A conversa com Irene Pimentel levanta questões sobre quem controla a memória histórica em Portugal. Quando os factos contradizem o poder, quem decide o que fica nos manuais?
Deixa o teu comentário no final.
📢 Um pequeno pedido que faz toda a diferença:
O Que Faz Falta é um projeto apoiado pelos leitores. Para receber novos conteúdos e apoiar o meu trabalho, considera tornar-te subscritor, gratuito ou pago.
Torna-te membro: buymeacoffee.com/oquefazfalta
Segue no Instagram: @oquefazfalta.podcast
Participa também na nossa comunidade:
🎧 Mecenas:Ana Isabel ES, Anastás Dimitrov, Beatriz Ferreira, Francisco Sagorro, Luís Rodrigues, Marina Castro, Paula Peixoto, Raquel Pinheiro, Sandra Silva, Sofia Moleiro, Vera Carvalho.