
Neste episódio converso com Bernardo Quintella sobre um estudo inovador de repovoamento do mero (Epinephelus marginatus), espécie ameaçada em Portugal.
O estudo foi desenvolvido por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARNET – Rede de Investigação Aquática, através das suas unidades da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS ULisboa) e da Universidade de Évora, e demonstrou que um curto período de aclimatização no mar pode fazer toda a diferença no sucesso das ações de repovoamento com meros (Epinephelus marginatus), uma espécie emblemática da costa portuguesa e considerada “Em Perigo” na Europa.
Bernardo Quintella explica os desafios da reprodução em cativeiro, a importância do período de aclimatação em jaulas marinhas e os resultados promissores obtidos com a libertação de meros sub-adultos.
O estudo, realizado em colaboração com várias instituições, visa aumentar a população da espécie e pode servir de modelo para outras ações de conservação marinha. Bernardo Quintella destaca ainda a necessidade de monitorização genética e a esperança de recuperação natural dos meros no futuro.