
Papo com o Maurice Polite que é Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, militante da ALN (Ação Libertadora Nacional), durante a ditadura foi preso político por 4 anos. Depois de cumprir a totalidade de sua condenação, foi expulso do Brasil regressando ao país depois da Lei da Anistia promulgada em 1979. Ativista no campo dos Direitos Humanos e da memória política na qualidade de pesquisador e palestrante. É autor do livro “Resistência atrás das grades” publicado no ano de 2009.
Em 2010, foi convocado pelo Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República para coordenar, desde Brasília, o projeto “Direito à Memória e Verdade”. Fez parte do grupo assessor que ajudou na elaboração da Lei que criou em 2012 a Comissão Nacional da Verdade
Conversamos também com o Flávio Leão Bastos que é Doutor em Direito. Pós-doutorado em D. Humanos e Tecnologia. Especialista em Genocídios (Zoryan Inst. e Univ. de Toronto). Foi membro da Comissão da Verdade do Município de Osasco. Conselheiro Fiscal do Núcleo da Preservação da Memória Política e seu advogado no Processo Judicial do DOI-CODI.
Membro do Núcleo da Memória da CDH/OAB-SP. Membro do GT para preservação do Arquivo Nacional. Correspondente no Brasil do Blog da Univ. de Maastricht sobre Justiça de Transição https://transitionaljustice.net/?page_id=366. Membro do Conselho Editorial do Journal of International Criminal Law (Estocolmo, Suécia). Autor do livro "Genocídio Indígena no Brasil: o Desenvolvimentismo Entre 1964 e 1985", Juruá, 2018.
Gostou do papo? Você pode continuar acompanhando os papos no @papodebs.
Memorial da Resistência http://memorialdaresistenciasp.org.br/institucional/
Relatório da Comissão da Verdade http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/
Para apoiar o podcast é só clicar no link https://apoia.se/papodebs
Apresentação: Débora Eisele Barberis
Edição: Fernanda Vital
Identidade visual: Lana Zurita
Ilustração: Alice Alonso