Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Business
Sports
Society & Culture
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts116/v4/92/0a/bc/920abc52-a830-7d40-4c97-ca20496b13be/mza_15900765804048820826.jpg/600x600bb.jpg
Petit Journal
Petit Journal
1000 episodes
2 days ago
Você tem alguns minutinhos por dia pra se atualizar sobre economia e política internacional? Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi trazem atualidades, de forma rápida e acessível, para que você se encontre na história.
Show more...
News
RSS
All content for Petit Journal is the property of Petit Journal and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Você tem alguns minutinhos por dia pra se atualizar sobre economia e política internacional? Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi trazem atualidades, de forma rápida e acessível, para que você se encontre na história.
Show more...
News
https://d3wo5wojvuv7l.cloudfront.net/t_rss_itunes_square_1400/images.spreaker.com/original/00abc407024f7578d01ec6636bef5913.jpg
Retrospectiva 2025
Petit Journal
1 hour 1 minute
2 weeks ago
Retrospectiva 2025
NORDVPN
Acesse e ganhe um desconto exclusivo no seu plano NordVPN, além de 4 meses adicionais gratuitos
www.nordvpn.com/petitjournal

Para patrocínios, palestras e parcerias: contato@petitjournal.com.br

Quer conhecer nossos cursos e aulas gratuitas? Acesse https://www.petitcursos.com.br

Chave PIX: petitjournal.pj@gmail.com

Apoie o Petit Journal: https://www.apoia.se/petit

Se você vive no exterior: www.patreon.com/petitjournal

Quer apoiar pelo YouTube? Clique em Valeu e deixe seu apoio ou vire membro do Canal do Petit Journal no YouTube.

Inscreva-se no canal de cortes do Petit Journal:
https://youtube.com/@petitjournalcortesoficial?si=HnJloDVeGCrrSelB

Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/tbaghdadi/
https://www.instagram.com/danielsousaeconomista/
https://www.instagram.com/petit_journal_/

No episódio de hoje, fazemos uma retrospectiva abrangente de 2025, um ano marcado pela centralidade dos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump. O governo americano adotou uma política externa mais confrontacional, com tarifaços, pressão sobre aliados, uso político do comércio exterior e questionamentos abertos ao multilateralismo tradicional e ao compromisso com a OTAN. Trump buscou encerrar a guerra da Ucrânia a partir de negociações diretas com Vladimir Putin, apresentou o plano de 28 pontos e pressionou Kiev a aceitar amplas concessões territoriais, deixando a Europa fora do centro das decisões e fortalecendo diplomaticamente a Rússia. Ao mesmo tempo, Washington intensificou sua atuação no Oriente Médio, com um acordo sobre Gaza, ataques ao Irã e uma relação pragmática com líderes autoritários, além de ampliar a pressão sobre a América Latina, especialmente Colômbia, Venezuela e Brasil. Internamente, 2025 foi marcado por tensões institucionais, atritos com o Judiciário, uma relação ambígua com Big Techs e inteligência artificial e um dólar mais fraco, com impactos globais relevantes.

Na Europa, o ano foi de dificuldades estruturais e perda de protagonismo estratégico. O continente ficou escanteado nas negociações sobre a Ucrânia, enfrentou menor comprometimento dos EUA com a segurança coletiva e respondeu com aumento dos gastos militares e um debate crescente sobre autonomia estratégica. A estagnação econômica persistiu, crises políticas se sucederam e o avanço da extrema direita ganhou força em diversos países, ao mesmo tempo em que o acordo União Europeia Mercosul permaneceu paralisado. Na França, a fragilidade da maioria parlamentar dificultou a sustentação de governos, com sucessivas trocas de primeiro-ministro, protestos sociais contínuos e pressão fiscal elevada. Na Alemanha, Friedrich Merz enfrentou queda de popularidade, economia estagnada, debates sobre imigração e uma crise de liderança no eixo franco-alemão, enquanto outros países europeus tentaram ocupar espaços de influência.

O episódio também revisita os principais movimentos globais de 2025, com destaque para a desaceleração da China, a crise prolongada do setor imobiliário, as tensões comerciais com os EUA, a pressão sobre Taiwan e a ampliação da presença chinesa no Sul Global. A economia internacional foi marcada pelo retorno do protecionismo, pela fragmentação do comércio, cadeias produtivas mais curtas, valorização do ouro como ativo de proteção e pela inteligência artificial como novo eixo de disputa geopolítica. Na América do Sul, houve reconfiguração ideológica, com perda de espaço da esquerda, a eleição de José Antonio Kast no Chile, Rodrigo Paz na Bolívia, maior alinhamento com Washington e enfraquecimento de projetos regionais, em meio a pressão social e instabilidade política. Encerramos a retrospectiva com África e Oriente Médio, destacando a guerra civil no Sudão, a estabilidade relativa do Benin em um Sahel instável, a recorrente fragilidade institucional da Guiné-Bissau e o...
Petit Journal
Você tem alguns minutinhos por dia pra se atualizar sobre economia e política internacional? Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi trazem atualidades, de forma rápida e acessível, para que você se encontre na história.