
A filosofia espírita auxilia em nosso desenvolvimento intelecto moral, instruindo o indivíduo a compreender as questões da vida de forma mais clara. O suicídio é um dos temas que o espiritismo nos instruiu.
É preciso compreender que os desafios que enfrentamos em nossa encarnação não definem quem somos e o que viveremos no futuro. A vida não se finda com a morte, pois a morte não existe, nosso espírito é a morada da verdade existência e ele é eterno e vivo.
Na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos a seguinte frase:
“A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio”
Setembro Amarelo e Espiritismo
Começou o Setembro Amarelo, mês que se intensificam as campanhas de prevenção ao suicídio, ação que o Espiritismo e outros movimentos abraçam não apenas nesta data específica, mas como no restante do ano.
A campanha Setembro Amarelo tem como data oficial o dia 10 de setembro, data criada em 2003 pela Organização Mundial da Saúde e Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio. No Brasil foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, cerca de 1 pessoa morre a cada 40 segundos em decorrência do suícido, são cerca de 800 mil pessoas por ano. No Brasil, por volta de 32 pessoas morrem diariamente vítimas do suicídio. Ainda segundo a OMS, dados importantes de serem discutidos, 90% dos suicídios podem ser prevenidos, pois muitos deles estão associados a transtornos mentais que podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente por profissionais na área da saúde mental, como psiquiatras e psicólogos.
Centro de Valorização da Vida
Além dos profissionais da área da saúde mental, você pode contar também com a ajuda dos voluntários do CVV. Para combater os números alarmantes reportados pela OMS, o Centro de Valorização da Vida - CVV, recomenda que falar é a melhor solução, frase que o movimento utiliza como lema em suas campanhas. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Para falar com um dos voluntários basta ligar 188 ou entrar no site cvv.org.br, onde estará disponível o chat para conversa, além do e-mail setembroamarelo@cvv.org.br.
Origem do Setembro Amarelo
O Movimento Setembro Amarelo surgiu antes da data ser adotada oficialmente pela OMS. Foi em setembro de 1994, nos Estados Unidos, que o jovem Mike Emme de 17 anos cometeu suicídio. Em seu velorio seus pais distribuíram cartão com frases de apoio para pessoas que pudessem estar passando por problemas emocionais. Inspirado no Mustang 68 amarelo de Emme, junto aos cartões, seus pais colocam fitas amarelas que hoje são um símbolo para o movimento.
Texto no site tvmundomaior.com.br
Conteúdo extraído da TV Mundo Maior e disponibilizado nesta plataforma sem nenhum fim lucrativo e com finalidade exclusiva de divulgação da Doutrina Espírita.
Increva-se no canal: https://www.youtube.com/@TVMundoMaior.
Quer colaborar para a continuação desse trabalho? Faça uma doação pelo site: https://amigosdaboanova.com.br/associe-se/.