
No dia 15/08/2021, o grupo fundamentalista Islâmico Talibã invadiu a cidade de Cabul, capital do Afeganistão, 20 anos após serem expulsos pelos Estados Unidos. Com isso, o medo foi instaurado na população e as mulheres serão as mais prejudicadas.
Durante esses 20 anos, as mulheres conquistaram inúmeros direitos, dentre eles: o de estudar, trabalhar e o de andar sem a burca cobrindo os pés à cabeça. Entretanto, após invasão do Talibã cenas de retrocesso ganharam o mundo, já era possível ver campanhas publicitárias estampadas por mulheres serem apagadas das lojas, e ainda, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a maioria da população que deixou suas casas são de mulheres e crianças
Entre 1996 a 2001, período em que o grupo islâmico governou o Afeganistão, as mulheres não podiam estudar ou trabalhar. E ainda, quando saíam de casa precisavam cobrir o rosto e estar sempre acompanhando de um homem. Caso quebrasse alguma regra, sofria humilhações em público podendo até ser espancada e apedrejada até a morte.
Outras regras impostas pelo Talebã:
as mulheres não podem morar sozinhas;
meninas e mulheres a partir de 12 anos não podem estudar. Neste ponto, podemos citar a Malala, que no Paquistão em 2012, levou um tiro quando ia para a escola.
casamento forçado e estupro: Em julho, quando dominou duas regiões no Afeganistão, o Talibã pediu os grupos religiosos que enviassem uma lista de meninas acima de 15 anos e de viúvas abaixo de 45 anos para que se cassassem com guerrilheiros do grupo.
Lei de igualdade: qual a visão espírita?
As mulheres estão sempre lutando pelos seus direitos seja para estudar, trabalhar, ganhar um cargo no mesmo nível do homem. E a doutrina espírita através de Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos ensina que perante Deus todos são iguais.
“Todos os homens são iguais perante Deus?”
Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Dizeis freqüentemente: ‘O Sol luz para todos’ e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais (Questão 803)
Se todos são iguais perante Deus porque o Talibã quer possuir direitos sobre as mulheres? Allan Kardec, na questão 818 de O Livro dos Espíritos, pergunta:
Donde provém a inferioridade moral da mulher em certos países?
Do predomínio injusto e cruel que sobre ela assumiu o homem. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito.”
O grupo disse que agora será diferente, porém, isso é uma estratégia para conseguir fazer negócios com outros países que não aprovam a violação dos direitos humanos.
Diante dessas cenas e do que está por vir é preciso ter muita fé, e ainda, vibrar para que os espíritos de luz indiquem o melhor caminho para a população e seus líderes.
Conteúdo extraído da TV Mundo Maior e disponibilizado nesta plataforma sem nenhum fim lucrativo e com finalidade exclusiva de divulgação da Doutrina Espírita.
Increva-se no canal: https://www.youtube.com/@TVMundoMaior.
Quer colaborar para a continuação desse trabalho? Faça uma doação pelo site: https://amigosdaboanova.com.br/associe-se/.