
O cuidado é um trabalho que sustenta a vida — mas que segue invisível, desvalorizado e marcado por desigualdades de gênero, classe e raça. Neste episódio, o Ponto Ipea discute como o cuidado estrutura nossas vidas com as vozes da socióloga Helena Hirata, de Luana Pinheiro, pesquisadora do Ipea e atual diretora de Economia do Cuidado do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e de Joana Mostafa, pesquisadora e coordenadora de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea.
Confiraas publicações:
O cuidado:
teorias e práticas,de Helena Hirata. Livro publicado pela Boitempo, 2022.
Cuidar,verbo transitivo: caminhos para a provisão de cuidados no Brasil. Livro organizado por Luana SimõesPinheiro e Ana Amélia Camarano. Publicação do Ipea, 2023. Disponível em https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11842.
NotaInformativa nº 1 — As mulheres negras no trabalho de cuidado, da Secretaria Nacional deCuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,Família e Combate à Fome (MDS). Disponível em: https://mds.gov.br/webarquivos/MDS/7_Orgaos/SNCF_Secretaria_Nacional_da_Politica_de_Cuidados_e_Familia/Arquivos/Nota_Informativa/Nota_Informativa_N_1.pdf
“O que eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não pago, diz Silvia Federici”,entrevista por Úrsula Passos, na Folha de S. Paulo, em outubro de 2019.Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/10/o-que-eles-chamam-de-amor-nos-chamamos-de-trabalho-nao-pago-diz-silvia-federici.shtml.
Economia dos Cuidados:
marco teórico-conceitual, de Bruna Cristina JaquettoPereira, Natália de Oliveira Fontoura e Luana Simões Pinheiro, publicado pelo Ipea, 2016. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/entities/publication/1336b14c-64c6-4a90-844c-33ac57ed3598