
Nosso PsiCast de hoje traz o prof. Dr. Luis Augusto Mendes discutindo para nós uma questão de psicologia que faz referência a estatística, metodologia e psicologia experimental.
Você não pode ficar por fora dessa discussão.
Se liga na questão:
Para a realização de um estudo, idosos de um asilo foram aleatoriamente divididos em dois grupos: um grupo experimental (GEX) que recebeu intervenção de cinco sessões de treino em memória episódica e um grupo controle (GCO) que não recebeu intervenção. A idade, o nível de escolaridade e de depressão dos idosos eram semelhantes e nenhum dos participantes apresentou índice sugestivo de demência. Foi realizado teste para memória episódica e para velocidade de processamento cognitivo pré e pós-intervenção, em ambos os grupos, cujos resultados são apresentados nas tabelas a seguir.
Tabela 1. Resultado médio para o teste de memória episódica Grupo Pré-intervenção Pós-intervenção GEX 8,45 11,94 GCO 8,85 10,27 Nota: Diferença entre os resultados pré e pós-intervenção atingiu significância estatística em p < 0,05 apenas para o GEX.
Tabela 2. Resultado médio para o teste de velocidade de processamento cognitivo Grupo Pré-intervenção Pós-intervenção GEX 27,31 27,55 GCO 21,73 27,55 Nota: Diferença entre os resultados pré e pós-intervenção não atingiu significância estatística em p < 0,05 para nenhum dos dois grupos
CARVALHO, F. C. R. et al. Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão. Psicol Reflex Crit, v. 23, n. 2, p. 317-23, 2010 (adaptado).
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O fato de os idosos de ambos os grupos apresentarem nível semelhante de depressão foi determinante para a escolha da intervenção com foco na memória episódica.
II. A efetividade da intervenção pode ser demonstrada pela presença de diferenças significativas para a variável memória episódica no grupo experimental, com ausência concomitante no grupo de controle.
III. Os resultados mostram que a intervenção foi efetiva para a variável treinada (memória episódica), mas não produziu efeitos significativos na velocidade de processamento cognitivo.
É correto o que se afirma em
A I, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III
Fonte: ENADE, 2018