
A maturidade cristã envolve muitas coisas, mas certamente inclui saber como processar sua raiva. De fato,
"Acredito que não haja emoção mais perigosa para um relacionamento do que a raiva".
O apóstolo Paulo não ensinou que toda raiva é errada, mas que é o que você faz com a sua raiva que conta. “Na sua ira”, escreve Paulo, “não peque; não deixe o sol se pôr enquanto você ainda estiver zangado” ( Efésios 4:26 ).
Chegamos a algumas conclusões malucas sobre o que está escrito na Bíblia. Isso é especialmente verdade com assuntos que nos incomodam. O que muitas vezes passamos a acreditar que é "bíblico" sobre questões como pecado, sexo, amor ou mesmo álcool estão muitas vezes longe do que pode ser percebido por uma boa leitura do texto bíblico.
A raiva é um tópico que sempre considero maltratado quando se trata de ensino bíblico. Parece que a maioria das pessoas presume que você não deve ficar com raiva, que a raiva é ruim e que, quando você está com raiva, é importante se livrar dela o mais rápido possível.
Para apoiar tal raciocínio, eles dizem: “Você não deve deixar o sol se pôr sobre a sua raiva. ” Este pensamento é normalmente baseado nestes versos em Efésios, “Não peque permitindo que a raiva o controle. Não deixe o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva, pois a raiva dá um apoio ao diabo "(4: 26-27, NLT).
É como se a raiva aparecer, é melhor verificar a hora do pôr do sol e começar uma corrida para passar por isso antes do anoitecer. No valor de face a passagem parece indicar que a corrida através de sua raiva é uma boa ideia, mas quando entendida no contexto aqueles contra média exatamente o oposto de correr através de sua raiva.
A frase, "não deixe o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva ", é uma paráfrase de um versículo dos Salmos,"Não peque permitindo que a raiva o controle. Pense nisso durante a noite e permaneça em silêncio, "(Salmo 4: 4)
Em Efésios, parece indicar que você não deve ir para a cama com raiva, enquanto em Salmos parece indicar que você deve contemplar sua raiva durante a noite. As declarações parecem contraditórias. No entanto, sabendo o versículo em Salmos traz um significado mais completo para aquele que está em Efésios: "Não deixe o sol se pôr sobre a sua raiva", não significa correr através da sua raiva, significa não deixar sua raiva passar despercebida ou não contemplada. É um lembrete de que sua raiva pode ser destrutiva, então você não deve enterrá-la ou apenas expressá-la, mas processá-la, apegar-se ao que é bom e abandonar o que não é.
O que você faz com sua raiva será um forte indicador de quão amoroso você se tornará em todos os seus relacionamentos. Em vez de superar a raiva ou se fechar nela, por que você não tenta ficar com raiva e não pecar?
Para fazer isso, você deve, em espírito de oração, trazer sua raiva diante do Senhor (pense nisso durante a noite), procurando que ele revele controle e egoísmo para que você possa se afastar disso, enquanto pede a ele para encorajar a entrega e o amor para que você possa entrar nisso.
Minha oração é que possamos começar a dizer o seguinte sobre nossa raiva: “A raiva me ajuda a ter força e a seguir em direção ao que é bom. Eu costumava ser destrutivo com minha raiva ou apenas me fechava, mas agora, quando estou com raiva, fico mais vivo para o bem que ela pode trazer. Estou aprendendo a ficar com raiva e não pecar ”.
Amém!