Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
TV & Film
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts124/v4/e0/c6/45/e0c64555-addd-322b-c00e-d95ccfcaf1b9/mza_18000894014439509602.jpg/600x600bb.jpg
Relacione-se
Vitor Luz
24 episodes
6 hours ago
Aprenda a se relacionar melhor com você e com aqueles a sua volta.
Show more...
Mental Health
Health & Fitness
RSS
All content for Relacione-se is the property of Vitor Luz and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Aprenda a se relacionar melhor com você e com aqueles a sua volta.
Show more...
Mental Health
Health & Fitness
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/production/podcast_uploaded_episode/3069276/3069276-1581185536020-363b937985324.jpg
Relacione-se 09 - Empatia Relacional
Relacione-se
3 minutes 59 seconds
5 years ago
Relacione-se 09 - Empatia Relacional

Passamos uma eternidade ouvindo que precisamos nos colocar no lugar do outro, que devemos em vez de supor perguntar e que a tal da empatia precisa preencher nossas vidas. Mas sempre escuto relatos do quanto é difícil a gente calçar os sapatos do nosso próximo e andar meia légua, seja para sentir o que ele sente, seja para vivenciar sua realidade que por vezes é bastante diferente da minha.

Ao passar dos anos vamos conquistando experiência, uns amadurecem e outros conquistam a tão sonhada evolução, mas volta e meia não entendemos porque as pessoas se comportam do jeito que se comportam. Comportamentos esses que acabamos perdendo a paciência, tirando nosso sono, nos estressando e na maioria das vezes sendo atores principais nas nossas sessões de psicoterapia com nossos Psicólogos.

Se pararmos para refletir e ampliarmos nossa visão sobre determinados comportamentos, a gente assume alguns deles que não são nossos, tomamos decisões baseada na teoria de outras pessoas e acabamos pegando como verdade a realidade das pessoas em nossa volta. O que de fato é realmente nosso, genuinamente original e visceral? O quanto temos dos nossos pais? Pelo desejo inconsciente de sermos diferentes acabamos nos tornando meras cópias, aprimoradas e atualizadas, é claro.

A empatia consiste sim em se colocar no lugar do outro, mas advirto aos navegantes, ansiosos e acelerados! Colocar-se no lugar do outro exige que você repouse seus óculos na mesa e vista de forma autêntica os pares de lentes do ser humano a qual deseja vivenciar seus motivos. No Coaching aprendemos a expandir nossa mente e vislumbrar o mundo de alguém por sua ótica e não pela minha.

Que não possamos cair naquele velho ditado popular: “Se eu estivesse em seu lugar eu faria isso, isso e isso...”, por favor vamos nos poupar de tal ato impensado e infantil. Se desejamos nos colocar do outro – uma tarefa difícil, até para os mais habilidosos socialmente – devemos buscar entender como ele agiria e o que o levou a tal escolha ou renúncia.

Sim, empatia exige respeito, humildade, flexibilização, compaixão e acima de tudo, aceitação do outro como ele é. Em tempos de intolerância, um dos bens os quais podemos fazer ao mundo, pelo menos aquele ao nosso redor, é sermos empáticos e emanar boas energias.

Depois de experimentar tal viagem enriquecedora, volte aqui para me contar e claro, não esqueça de mandar essa texto para aquele amigo ou familiar que precisa enxergar o mundo de um jeito diferente do qual ele está viciado.

---------------

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato vitorluz.psic@gmail.com.

Relacione-se
Aprenda a se relacionar melhor com você e com aqueles a sua volta.