
No episódio 87, recebemos a Dra. Anne Clinio, mestre em Ciencia da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Ciência da Informação pelo convênio Ibict-UFRJ (Institudo Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro), com experiência de estágio de pós-doutoramento. Atualmente atua na coordenação de informação e comunicação da vice-presidencia de ensino, informação e comunicação da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A convidada nos fala a respeito da Ciência Cidadã e seu lugar na democracia do conhecimento.
🎧 O episódio está disponível nos maiores agregadores de podcast: https://beacons.ai/revistaatoz/ondeouviropodcast
👩🏾🏫 Convidada: Anne de Clinio – Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio Ibict-UFRJ, com experiência de estágio de pós-doutoramento. Membro dos grupos de pesquisa CindaLab - Ciência Aberta e Inovação Cidadã, Scholcoomlab e Intelecti - Inteligência em Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação para Ciência Aberta. Pesquisadora alocada na Coordenação de Informação e Comunicação (Cinco) da Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, se dedica ao desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) Ecossistema da Ciência Aberta que objetiva desenvolver competências técnicas e habilidades pessoais demandadas pelo tema entre trabalhadores da fundação. Colabora no Grupo de Trabalho de Acesso Aberto da Fiocruz no processo de atualização da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento. No passado, colaborou na formulação e implementação da estratégia institucional para a elaboração coletiva da Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para Pesquisa. É uma das coordenadoras da linha "Governanca, Avaliação e Protocolos de Dados, Informações e Conhecimento " do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência Cidadã. Foi Coordenadora de Comunicação do Projeto Rural Sustentável Caatinga, focado na promoção de tecnologias agrícolas de baixo carbono (TecABC) entre mais de 5 mil agricultores familiares do semiárido, tendo colaborado para processos de Educação Aberta. Integrante do projeto Doc.art, de prototipagem de uma metodologia para documentação de inovação cidadã. Alumni do Programa Open Leaders da Mozilla Foundation (2019). Membro honorário do OpenlabEc (www.openlab.ec). Interesses de pesquisa: ciência aberta, cadernos abertos de laboratório, documentação científica, ciência cidadã, dados abertos, commons, América Latina.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6711428343463558
Contatos da Revista AtoZ
Site: https://revistas.ufpr.br/atoz
Mídias Sociais e outros Contatos: https://beacons.ai/revistaatoz
Expediente:
Apresentação: Diocsianne Moura
Convidada: Anne Clinio
Coordenação: Paula Carina de Araújo
Produção, edição e arte: Arthur Roberto Pereira Freire, Diego Andrade Neves
Equipe de Diagramação da Revista AtoZ:
Dr. André José Ribeiro Guimarães - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.
Msc. Karolayne Costa Rodrigues de Lima - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.
Felipe Lopes Roberto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.
Tânia Mara Mazon Barreto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil.
Tiago Tiago Batista Pedra - Universidade Federal do Paraná (UFPR); Faculdade de Tecnologia de Curitiba; Faculdades Batista do Paraná; Instituto Federal do Paraná, Curitiba-PR, Brasil.
Trilha de abertura: Smile it's me!, by Dan-O.
Trilha de encerramento: Feeling of sunlight, by Dan-O.
Software para edição de vídeo: Adobe Premiere Pro 2023.
Software para edição de áudio: Adobe Premiere Pro 2023
Licença de uso: Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Int