
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a regular o uso de drones. É que o equipamento é útil para além do entretenimento — com registro de fotos e imagens. Os drones, hoje, são utilizados na agricultura, na segurança pública e em ações de busca e salvamento, por exemplo.
Mais do que regras para acessar o espaço aéreo, a regulamentação tem muitos desafios no Brasil e no mundo — especialmente quando está associado a tecnologias como a Inteligência Artificial.
Neste episódio, Fabio Milman recebe a advogada Isadora Formenton Vargas, advogada do RMM e especialista nesta área, e o engenheiro elétrico Edison Pignaton Freitas, professor e pesquisador da UFRGS, focado em projetos na área de drones. Ambos são responsáveis por uma análise mais atualizada a respeito deste tema — que foi reconhecida internacionalmente e apresentada no maior evento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas, que aconteceu na Grécia em junho deste ano, promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).