
A saúde global enfrenta desafios cruciais. Um estudo robusto indica o desaparecimento da "crise da meia-idade" clássica, com o mal-estar mental (depressão, estresse, ansiedade) agora sendo maior entre os jovens e diminuindo com a idade. Essa mudança geracional exige uma prioridade nas políticas de saúde para a juventude.
Paralelamente, a solidão é uma epidemia silenciosa, afetando 1 em 6 pessoas globalmente e contribuindo para mais de 871 mil mortes anuais. A solidão e o isolamento aumentam o risco de doenças cardíacas, declínio cognitivo e depressão (duas vezes mais).
Na pediatria, dados de 37 mil crianças revelam que a pressão arterial elevada aos 7 anos aumenta o risco de mortalidade cardiovascular na vida adulta, destacando a importância do monitoramento precoce.
O sucesso, por sua vez, é impulsionado pela paixão e pela resiliência paciente, e não pelo mito do sucesso instantâneo. Otimização do aprendizado também é abordada.
Esse podcast é patrocinado pela Talentmatch | Academia Médica que visa fomentar a libido profissional do médico e dos profissionais de saúde