
O campo da medicina avança com descobertas em Genética e Regeneração Auditiva. Um estudo na Nature Medicine revelou que a variante genética APOE ε4 está ligada a um espectro mais amplo de doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer, Parkinson e ELA, utilizando o maior banco de dados proteômico do mundo. Essa análise identificou centenas de proteínas inflamatórias elevadas mesmo em indivíduos assintomáticos portadores da variante, e modelos de Inteligência Artificial (IA) podem prever a presença do alelo com alta acurácia.
Em Otorrinolaringologia, a regeneração auditiva foi investigada em zebrafish. Pesquisadores do Stowers Institute desvendaram que dois genes cyclinD controlam independentemente a divisão de células-tronco ativas e células progenitoras, oferecendo insights para reativar essa capacidade regenerativa perdida em humanos.
Paralelamente, a Liderança Médica é definida pela influência e pela preparação intencional de novos líderes. Isso exige o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como o uso do "feedforward" — focado em comportamentos futuros. Este foco na clareza e ensino ecoa o conselho de Albert Einstein: só se entende de verdade o que se consegue explicar a uma criança de seis anos. A educação contínua é apoiada pelo PROGEB para generalistas e pelo clássico atualizado Semiologia Médica de Celmo Celeno Porto.