
O poeta e jornalista Leonardo Fróes, que faleceu em 21 de novembro de 2025, se dedicava à natureza antes que a conservação ambiental se tornasse uma pauta urgente. Boa parte de sua obra amadureceu com a "ecologia dos românticos" e defendia que o homem se visse como espécie entre espécies, sem dominação. O projeto Mutum publicou uma seleção de seis poemas e um fragmento de prosa do autor.
Essa foi uma dica que vi na news "índice", uma parceria da Seiva e da Estante Virtual. A Seiva é uma plataforma muito bacana para artistas, designers e escritores. Se define como “uma pequena escola, editora e comunidade criativa onde se acredita que a arte é para todos". Eles também têm outra news diária chamada "aurora" com notícias sobre o mundo das artes, criatividade, literatura, jogos, música, tecnologia e mais, além de dicas de livros e artistas para se inspirar. A curadoria é ótima! Recomendo.
Fora os livros e cursos deles que são ótimos, enfim. Dê uma fuçada porque vale a pena: seiva.com.br
O link para o artigo é:
https://www.omutum.com/2025/11/21/extra-edicao-um-missal-sem-cerimonia-sobre-leonardo-froes/
Sou Helena Salgado e vc pode acompanhar o TáTó no Instagram @tatopodcast. Lá encontra, na bio, os links para todos os episódios e o contato, caso queira mandar alguma mensagem.
O episódio foi gravado em São Paulo em novembro de 2025. A vinheta de início é uma interpretação minha pra música “Antônia” (Fabio Torres).
Dedico esse episódio ao meu querido tio Xan, que faleceu no dia 19 de novembro. Me inspirou muito em diversos aspectos, tanto no contato com a natureza, quanto na sensibilidade para a arte, com diversas dicas de filmes, livros, músicos etc. Viva, Xan!
Boa escuta!
E Palestina livre 🍉