
No segundo episódio do novo quadro do Universo Generalista, Caio Huck Spirandelli conversa com Junior Martins Piradju, companheiro de antigas vivências no espaço autônomo Casa da Lagartixa Preta, em Santo André. A partir dessa experiência coletiva que marcou toda uma geração, a conversa mergulha na cultura da viagem alternativa e na diferença entre “viajar” e “fazer turismo”.
De caronas em postos de gasolina à vida como artista de rua, Júnior relata suas estratégias para cruzar o Brasil e a América Latina, passando por 20 estados brasileiros e países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Argentina. A Bolívia, onde viveu por mais de um ano e meio, aparece como centro da narrativa — da bioconstrução em Samaipata às memórias de Potosí e suas camadas coloniais, das resistências indígenas à experiência de jogar futebol em povoados isolados a mais de 4.000 metros de altitude.
A conversa também traz reflexões sobre o papel das redes de coletivos anarquistas, a hospitalidade na estrada, a troca de saberes práticos (bioconstrução, agroecologia, artes circenses) e o contraste entre a lógica do “turismo de Instagram” e a perspectiva de uma viagem baseada em reciprocidade, aprendizado e ancestralidade. Discutimos ainda os desafios de registrar essas experiências em tempos de redes sociais e como equilibrar a exposição digital com a preservação do sentido coletivo.
Links mencionados:
O que foi a Casa da Lagartixa Preta https://www.youtube.com/watch?v=zXHYATEdTKo
Da Militância Anarquista para a Divulgação Científica https://www.youtube.com/live/lVCEUZCrXYU
Gestão de Espaços Autônomos (PDF) https://universogeneralista.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gestao-de-Espacos-Autonomos.pdf
Superando o Turiso - Texto de Hakim Bey https://revistacarbono.com/artigos/08-hakimbey-michaelhughes/
Perfil do Júnior no Instagram https://www.instagram.com/ibuviajero/
*** APOIE O CANAL ***
Apoio mensal:
https://apoia.se/podcastuniversogeneralista
PIX: universogeneralista@gmail.com