Este é o décimo episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Álvaro Domingues é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), membro da Comissão Científica do mestrado integrado em Planeamento e Projecto Urbano e membro da Comissão de Acompanhamento do curso de doutoramento em Arquitectura. Faz, também, parte do Conselho Científico. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP) tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos financiados por diversas instituições nacionais e internacionais. No Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo a sua actividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas, quer em termos de investigação, quer em termos de assessoria externa e formação. É autor de diversos livros como “Portugal Possível” (2022), “Paisagens Trangénicas” (2021), “A rua da estrada” (2009), “Cidade e democracia” (2006) ou “Políticas Urbanas Tendências, estratégias e oportunidades” (2004).
Esta entrevista realizou-se no dia 21 de Fevereiro online.
Ficha técnica:
Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens
Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari
Apoio à produção: Marina Silva Ferreira
Imagem gráfica: João Gonçalves
Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
André Carmo é doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa e professor auxiliar na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. Atualmente coordena o pólo de Évora do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, onde é membro integrado no Grupo de Investigação Dinâmicas Urbanas e Territoriais, sendo também investigador colaborador no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb). Tem desenvolvido investigação sobre processos de transformação sócio-territorial, estudos urbanos e pensamento geográfico e, recentemente, coordenou as obras Espaço, Lugar e Território: Figuras do Pensamento Português Contemporâneo (Afrontamento, 2022), Sindicalismo no Ensino Superior e na Investigação. João Cunha Serra - uma vida em luta (Outro Modo, 2023) e (Re)visitar a regionalização 25 anos depois (Almedina, 2023). É dirigente nos Departamentos do Ensino Superior e Investigação do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) e da Federação Nacional de Professores (FENPROF) e deputado na Assembleia Municipal do Barreiro, integrando as comissões permanentes de Educação e Cultura e de Planeamento, Obras e Desenvolvimento Económico.
50 anos em 50 minutos é um podcast original do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, numa série de 12 episódios.
Eu sou a Ana Estevens, responsável pela ideia original, investigação, produção e escrita; a banda sonora original tem a assinatura do Guilherme Calegari, tal como a edição de som e a sonoplastia; A Marina Silva Ferreira está no apoio à produção desta série; e o Frederico Ágoas fez o trabalho de consultoria. A imagem gráfica é de João Gonçalves.
Esta entrevista realizou-se no dia 7 de Janeiro online. Esta nona entrevista só foi possível gravar em Janeiro e, por esta razão, não tivemos episódio em Dezembro.
Neste episódio é utilizado um excerto da música “A vida é feita de pequenos nadas” (1978) de Sérgio Godinho no álbum Pano-cru.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
Maria João Leote formou-se pela Escola do Magistério Primário de Lisboa, em 1986, e obteve o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação e Grupos em Risco (especialização em Educação Especial – Crianças em Risco Socioeducacional) pela Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Superior Politécnico de Lisboa, em 1999. Em 2003, completou o Mestrado em Sociologia, especialidade em Sociologia do Crime e da Violência, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e, em 2011, concluiu o Doutoramento em Sociologia, especialidade em Sociologia do Desenvolvimento e da Mudança Social. Entre 2003 e 2017, interveio junto de crianças e jovens em bairros sociais de realojamento na Área Metropolitana de Lisboa, ao exercer funções docentes em Educação Especial em agrupamento de escolas no concelho de Oeiras abrangido pelo Programa TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, do Ministério da Educação, do qual foi coordenadora (2006-2017). O seu percurso profissional é longo, destacando-se a sua participação no Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), na qualidade de personalidade de reconhecido mérito na área da infância e juventude em risco, ou o facto de, em representação da Universidade NOVA de Lisboa e na qualidade de Investigadora Integrada do CICS.NOVA, ser um dos membros fundadores do Laboratório Colaborativo ProChild CoLab contra a Pobreza Infantil e a Exclusão Social, tendo esta participação cessado em 2019.
Esta entrevista realizou-se no dia 14 de Novembro, online.
Ficha técnica:
Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens
Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari
Apoio à produção: Marina Ferreira
Imagem gráfica: João Gonçalves
Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o sétimo episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Ana Nunes de Almeida é licenciada em Sociologia pela Universidade de Genève e terminou o seu doutoramento em Sociologia no ISCTE em 1991. É actualmente investigadora coordenadora no Instituto de Ciências Sociais e foi Presidente do seu Conselho Científico (2014-2023). Os seus interesses de investigação têm-se centrado na sociologia da família, na infância e na escola, desenvolvendo trabalho na área dos maus tratos às crianças, culturas infantis e catástrofes e ética na investigação com crianças.
Foi Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde (2021-2023), é membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança e do Conselho de Ética do Laboratório Colaborativo ProChild. Em Dezembro de 2021, foi convidada por Pedro Strecht para integrar a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa (2022-2023), sendo co-autora do Relatório Dar Voz ao Silêncio.
Esta entrevista realizou-se no dia 15 de Outubro no gabinete de Ana Nunes de Almeida no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Ficha técnica:
Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens
Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari
Apoio à produção: Marina Ferreira
Imagem gráfica: João Gonçalves
Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o sexto episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Ricardo Campos é licenciado e mestre em Sociologia. Tem um doutoramento em Antropologia com especialidade em Antropologia Social, que o levou ao estudo do graffiti. É investigador integrado e membro da direção do CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa) e Professor Convidado no Mestrado em Relações Interculturais da Universidade Aberta. É membro fundador e co-coordenador da Rede Luso-Brasileira em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU). Entre 2017 e 2022, foi co-coordenador do Grupo de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. É co-editor da revista internacional Cadernos de Arte & Antropologia. Durante o seu percurso académico tem estreitado a sua relação com o Brasil participando e coordenando diversos projectos de investigação. É autor, editor e co-editor de vários livros sobre arte urbana, cultura visual e juvenil, etnografia urbana e media digital.
Esta entrevista realizou-se no dia 23 de Setembro de 2024 num gabinete CICS.NOVA no Colégio Almada Negreiros.
Ficha técnica:
Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens
Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari
Apoio à produção: Marina Ferreira
Imagem gráfica: João Gonçalves
Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o quinto episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Jorge Malheiros é geógrafo no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, onde é professor associado e investigador no Centro de Estudos Geográficos. É neste contexto que desenvolve a sua investigação na área das migrações e dos estudos urbanos com uma visão crítica. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, pertenceu à direção do Centro de Estudos Geográficos e coordenou diversos projectos de investigação nacionais e internacionais.
Esta entrevista realizou-se no dia 8 de Abril de 2024 no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Ficha técnica: Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari Apoio à produção: Marina Ferreira Imagem gráfica: João Gonçalves Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o quarto episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Renato Miguel do Carmo é professor associado com agregação do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. É diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR - Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social. Tem trabalhado na sua investigação e em projectos que coordena ou coordenou sobre desigualdades sociais e territoriais, o Estado social, o emprego e o mercado de trabalho, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social, tendo diversos livros e artigos científicos publicados. Presidiu ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais do Instituto Nacional de Estatística. E é o coordenador do livro “Jovens e o Trabalho em Portugal - Desigualdades, (des)proteção e futuro”, recentemente publicado pela Almedina.
Esta entrevista realizou-se no dia 11 de Julho de 2024 no gabinete do Renato Miguel do Carmo no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Ficha técnica: Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari Apoio à produção: Marina Ferreira Imagem gráfica: João Gonçalves Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o terceiro episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Maria José Roxo, geógrafa, é professora Catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na qual desempenhou vários cargos directivos. É Coordenadora do Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Coordenadora do Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial. É, também, Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Os seus tópicos de investigação são a desertificação, as catástrofes e riscos ambientais, os recursos naturais, a geomorfologia e o desenvolvimento sustentável. Participou e coordenou diversos projetos científicos nacionais e internacionais. É membro da Comissão Nacional de Combate à Desertificação e Responsabilidade Científica, pelo Centro de Erosão do Solo Experimental, localizado no Município de Mértola. Faz parte do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO. É membro da Academia de Ciências de Lisboa. É autora de muitos artigos e livros e em 2023 publicou um livro de divulgação para um público mais amplo com o título “Desertificação em Portugal”. Em 2013 foi distinguida com o prémio "Dryland Champions" da convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
Esta entrevista realizou-se no dia 29 de Maio de 2024 no gabinete de Maria José Roxo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Ficha técnica: Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari Apoio à produção: Marina Ferreira Imagem gráfica: João Gonçalves Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o segundo episódio de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Neste episódio converso com Ana Ferreira, socióloga, que é investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado o seu trabalho à sociologia da ciência e à sociologia da inovação, com o objectivo de compreender as transformações que têm ocorrido nas instituições académicas, ao longo das últimas décadas. A sua investigação tem dado visibilidade à forma como o trabalho académico se tem aproximado de modelos empresariais, enraizando as práticas do curto prazo e da aplicabilidade da investigação, influenciando as trajectórias de vida e de trabalho dos investigadores. Tem diversos artigos em revistas indexadas, capítulos de livros publicados em editoras prestigiadas e milhares de citações. Desde 2012, tem sido professora convidada de sociologia. É autora do livro "Nós somos os rankings! Precariedade, reflexividade e acção social na academia neoliberalizada”, publicado em 2023 pela Almedina.
Esta entrevista realizou-se no dia 23 de Abril de 2024 numa sala do Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Ficha técnica: Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari Apoio à produção: Marina Ferreira Imagem gráfica: João Gonçalves Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Este é o primeiro de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Neste episódio converso com Teresa Barata-Salgueiro, geógrafa. Foi docente na Universidade de Lisboa entre novembro de 1971 e fevereiro de 2013. Tem dedicado o seu trabalho, enquanto investigadora e cidadã, às questões da cidade, nomeadamente ao mercado de habitação e ao uso e valor fundiário, valorizando as dinâmicas da produção social do espaço. Foi professora e orientadora de muitos alunos e continua a ser investigadora no Centro de Estudos Geográficos. Participou e coordenou diversos projectos e redes de investigação, nacionais e internacionais. É autora de dezenas de artigos e capítulos e de diversos livros, de onde é possível destacar “A cidade em Portugal. Uma Geografia Urbana”, de 1992 e “Lisboa. Periferia e Centralidades” editado em 2001. Foi a primeira diretora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, criado em 2009.
Esta entrevista realizou-se no dia 18 de Março de 2024 no gabinete de Teresa Barata-Salgueiro no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Posteriormente, a entrevista foi editada e a entrevistada optou por ler um texto baseado no que inicialmente tinha referido.
Ficha técnica: Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme Calegari Apoio à produção: Marina Ferreira Imagem gráfica: João Gonçalves Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
50 anos em 50 minutos é um podcast original do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, numa série de 12 episódios. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, escutaremos geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.
Ficha técnica: Ideia original, investigação, produção e escrita: Ana Estevens Banda sonora original, edição de som e sonoplastia: Guilherme CalegariApoio à produção: Marina Ferreira Imagem gráfica: João Gonçalves Consultoria: Frederico Ágoas
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.