Um Externato cheio de História(s), que se construiu com fortes bases de amor, alegria e sentido de família, está preparado para um futuro auspicioso, que ouve as crianças e as deixa "respirar". O colégio prossegue a sua caminhada pelas mãos de profissionais dedicados, educadores de missão, que perante os desafios se ultrapassam e que, sempre com espírito de equipa, mantém em todos os momentos o sentido de humor e o coração no cuidado ao próximo. Neste episódio, com momentos inesperados, há zyrtec, canções, livro de reclamações e broas de mel. É preciso ouvir...
As educadoras Dina Sousa e Ana Sofia Nunes e a professora de música Filomena Henriques recordam momentos engraçados e e enternecedores, vividos no Colégio. Com muitos anos de dedicação ao Externato do Parque, estas docentes estão marcadas pelo companheirismo da equipa e pelas vidas das crianças que ajudaram a crescer, ao longo das últimas décadas. Um episódio de partilhas bem humoradas e, ao mesmo tempo, emotivas.
As professoras Ana Sofia Barbosa, Luciana Maieiro e Mariana Gomes seguem o lema "escolhe uma profissão de que gostes e não terás de trabalhar nem um dia da tua vida". Assim vivem a (ainda assim laboriosa) missão de educar no Externato do Parque, onde se sentem em família, constroem memórias e colecionam histórias engraçadas.
A M.ª do Céu Cunha, a Carla Bernardes e a Paula Alexandra consideram o Externato do Parque parte da sua família e também fazem parte das famílias com quem se cruzam diariamente.
Entre gargalhadas, canções e emoções recordam momentos que viveram durante mais de 20 anos e jamais esquecerão.
As Irmãs Teresa Magalhães, Elvira dos Reis e Sofia Guedes partilham as suas memórias e histórias enquanto diretoras do Externato do Parque.
A alegria e o chilrear das crianças, o ambiente de família entre todos, as festas e os arraiais são alguns dos momentos que relembram com muita saudade.
Os antigos alunos do Externato, que hoje são pais de alunos, partilham as recordações do Colégio onde cresceram felizes. Experiências que quiseram ver repetidas nos filhos, que hoje vivem a realidade do Externato que os pais definem como "casa" e lugar de "empatia". Na memória de Francisca Soares, Inês Andrade e Sílvio Sá Pereira ficam figuras como a Irmã Hall, as Olimparquíadas e os deliciosos pão de açúcar e pão de coco.
Filipa Granado, Ana e Emanuel Soeiro são pais de alunos e ex-alunos do Externato do Parque. Neste episódio, dão voz aos sentimentos de tantos pais, que escolhem esta escola para os filhos, pelo sentido de "comunidade, unidade na diferença e acolhimento". Para descrever o Colégio usam palavras como "abraço", "ternura e "amor", testemunho do que se encontra nesta "família grande" que é para todos Casa.
Maria Margarida Ribeiro Cabral e Maria Margarida Condado são antigas alunas do Externato do Parque. Neste episódio levam-nos numa divertida viagem pela vida no Colégio, nos anos 40. Um passeio por boas memórias em que recordam o Sr. António, motorista, o cheiro a incenso na capela e as travessuras, próprias de uma infância feliz!
As professoras Tuxa e Rosa Maria recordam o espírito de família e as lições de Santa Paula que as acompanharam na missão de Educar no Externato do Parque, uma segunda casa. A fraternidade, as cores e os cheiros do colégio nunca as deixaram e levam no coração as Irmãs Doroteias que lhes deram a mão na caminhada no Parque.
Esta semana, Rosa Vasconcelos e Antónia Eugénio relembram a importância das crianças nas suas vidas e como o Externato do Parque é uma segunda casa: símbolo de família e acolhimento.
No episódio desta semana conhecemos as histórias e recordações de duas antigas alunas: Alexandra Basílio e Helena Silva. Conheceram-se no Externato do Parque há mais de 40 anos e ainda hoje permanece a semente da amizade.
A Irmã Gracinda e a Irmã Maria de Jesus são parte da alma do nosso Colégio. Neste episódio há histórias boas de recordar e um poema para terminar.
Neste episódio falamos sobre Educação Física. Com os antigos professores São Campos, José António Pardalejo e o atual professor Pedro Lopes,que foi também aluno no Externato do Parque, fazemos um exercício de memória e reflexão sobre a Educação Física ao longo das últimas décadas, a sua importância no ensino nesta escola e, não podia deixar de ser, a origem das Olimparquíadas.
As antigas coordenadoras e educadoras, Isabel Gonçalves e Maria Augusta Fortunato, conversam com Mafalda Frazão sobre as histórias que viveram no Colégio, os desafios que enfrentaram e as memórias que deixaram e levaram, depois de uma vida a "educar pela via do coração e do amor" no Externato do Parque.
Neste primeiro episódio têm a palavra os nossos atuais alunos. Revelam-nos os rostos, os sons e até o sabor que a escola tem. Desvendam desejos, ideias para o futuro e preocupações de quem cresce em amor, numa escola com muitas... escadas!