Modernização do parque tecnológico: fazer ou não fazer?
No 5º episódio do AHOSP Podcast, recebemos Marcelo Gratão, CEO da KeepCare, especialista com ampla experiência na área da saúde, para uma conversa aprofundada sobre os impactos da modernização do parque tecnológico hospitalar.
Fazer ou não fazer? Durante o episódio, Marcelo destacou como essa decisão estratégica reflete diretamente no dia a dia da operação, na eficiência dos processos, no suporte às equipes assistenciais e, principalmente, na segurança do paciente.
Uma troca rica sobre inovação, gestão, tecnologia hospitalar e como investimentos bem planejados podem transformar o cuidado em saúde.
No episódio 4 do AHOSP Podcast, recebemos duas figuras importantes: Adriano Andrade, coordenador da comissão 304 da ABNT, e o Prof. Celso Scaranello, presidente da Remesp. O debate foi proveitoso e concentrou-se em temas ligados à normalização para a garantia da segurança dos pacientes, com foco na padronização das organizações de saúde para prover qualidade no processo.
Abordamos o papel da metrologia, a ciência das medições, fundamental para a conferência dos aparelhos e equipamentos, garantindo a grandeza metrológica, a avaliação da conformidade com a acreditação e a vigilância do mercado — pilares que fazem parte do ecossistema da infraestrutura da qualidade.
Os especialistas ainda reforçaram o papel da engenharia clínica para executar as melhores práticas dos guias de normalização, enfatizando o ato de comparar calibração e instrumentos de medição para assegurar a excelência nos serviços de saúde.
No episódio 3 do AHOSP Podcast, o Ex-Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, compartilhou sua jornada de vida. Cardiologista Intervencionista pioneiro na Paraíba, Queiroga presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) antes de assumir o Ministério da Saúde em um período pandêmico. Em sua gestão, o Brasil liderou a aquisição de vacinas contra a COVID-19 e impulsionou a saúde digital, regulamentando a telemedicina e implementando o ConectSUS.
No segundo episódio do AHOSP Podcast, o tema central foi a Medicina de Emergência no Brasil, com a participação da Dra. Camila Lunardi, presidente da Abramed, do Dr. Guilherme Succi, diretor executivo da São Leopoldo Mandic, e do Dr. Anis Mitri, presidente da AHOSP. A conversa destacou os 10 anos de reconhecimento oficial da especialidade, a trajetória da Abramed e os desafios enfrentados para consolidar o papel do médico emergencista no país. Entre os principais pontos discutidos estiveram a falta de legislação específica, a carência de profissionais qualificados e a necessidade de valorização da carreira por meio de planos, políticas públicas e incentivos.
Os convidados também abordaram o papel das faculdades de medicina na formação prática dos futuros médicos, a importância da capacitação contínua e os esforços da Abramed em oferecer cursos e certificações voltados à melhoria da qualidade e da segurança no atendimento de urgência e emergência. O episódio reforça a importância de fortalecer essa especialidade essencial para o sistema de saúde brasileiro, garantindo preparo técnico, reconhecimento profissional e cuidado qualificado ao paciente.
No episódio de estreia do AHOSP Podcast, contamos com a participação especial do presidente da AHOSP, Anis Ghattás Mitri Filho, do vice-presidente, Edson Soares, e do deputado estadual Elton Júnior. O tema central da conversa é a saúde pública no estado de São Paulo, com início em um bate-papo com o parlamentar, que também é médico e possui forte atuação na área da saúde.
O deputado compartilha sua trajetória, desde sua formação médica até sua atuação política. Ele destaca os desafios de conciliar as duas áreas e a importância de estar próximo da população, enfatizando a necessidade de políticas públicas robustas, a importância da qualificação e a mudança na forma como os eleitores enxergam seus representantes, buscando pessoas que defendam suas ideias.