Bom, mais um episódio gravado a 9 meses atrás e começamos esse aqui simplesmente falando de Memphis Depay chegando no futebol brasileiro (mal sabia eu que depois viria o Neymar). No entando, subtamente o assunto principal do episódio se torna: ressignificação de medos e traumas e o papel da beleza e da poesia nisso tudo. Enfim: Isso é ser Alêcast.
Para ler meus textos e poemas: https://substack.com/@matosalessandro?utm_source=user-menu
Pois é galera... Numa semana em que possívelmente o maior escândalo de corrupção no Brasil está vindo a tona, o Papa está foi escolhido e Carlito Ancelotti vem comandar a amarelinha, o assunto mais comentado foi uma briga entre adoslecentes.
O que isso fala sobre nós e sobre a forma como temos vivido? Como lidar com as multidões de espetáculos ávidos para serem consumidos, espetáculos esses que nem deveriam estar no palco para o mundo ver?
Uma conversa sobre atenção, ilusão, cansaço e vantagem. Afinal, em todo show ruim, tem sempre alguém lucrando e um bobo olhando. heheheheh
Calhou de este peculiar podcast postar um episódio que está gravado há 7 meses na semana do dia das mães e o tema é: Ser pai.
Perdão galera, eu sei... Mas nunca nos propomos a fazer sentido kakakak.
Dito isso, neste episódio acompanhamos um pai buscando a filha na escola, conversamos sobre paternidade, presenciamos uma briga de trânsito, um cachorro se jogou na frente do carro na pacata cidade de São Paulo.
Se divirtam!
Meu amigo está indo embora para o Rio de Janeiro e por isso fizemos este episódio!
Nesse episódio, batemos um papo cheio de significado sobre o lecionário, o Advento e os ritmos litúrgicos que nos ajudam a viver a vida no compasso da história de Deus. O convidado da vez é Daniel Vieira, responsável pelo desenvolvimento e popularização do Lecionário como a ferramenta devocional que nós conhecemos hoje. Falamos de inspirações teológicas, da origem dessas práticas e de como elas nos conectam com uma história muito maior do que a gente. É o tipo de conversa pra quem gosta de espiritualidade que transforma o cotidiano. Vem ouvir!
Continuação do que começamos a conversar no episódio "Sexo, morte e Deus". Neste aqui, falamos mais específicamente sobre arte criatã e um dos grandes dilema dos artistas que professam sua fé em Cristo. A arte de capa é uma pintura de Rembrandt (citado no epísodio) chamada: Cristo na tempestade no mar da Galiléia (1633).
Nesse ep. sou só eu e o mic. Como aprendi no livro da editora Themelios, que não tenho que viver com medo do anticristo, resolvi testar se não daria pra viver sem medo do algoritmo também. O Robô que distribui nosso conteúdo e que às vezes ataca como adestrador (e espião. Mas esse é um assunto para outro dia).
Confesso: nunca vi Ted Lasso. E, até agora, tava tranquilo sem saber o que um técnico de futebol fictício poderia me ensinar sobre a vida. Mas hoje, três amigos meus — fãs devotos — decidiram que vão me converter. Eles prometem que a série é tipo um guia não oficial sobre virtudes, resiliência e um tanto de outras coisas. E, com o Vinícius Júnior perdendo a Bola de Ouro para o Rodri (o que é uma insanidade), eles vão usar esse momento pra me convencer de que sempre dá pra dar a volta por cima, mesmo quando a justiça parece ter tirado férias. Será que esse tal Lasso vai mesmo me impressionar? Se você também tá na dúvida, vem nessa que a gente vai descobrir junto.
"Arte, beleza... tudo bem. Agora: 'sexo, morte e Deus?' O que tem a ver?" Você pode estar se perguntando. Bem, nesse episódio, recebo Breno Lima, formado em Direito, pós em História da Arte e cursando uma pós em Teologia do Novo Testamento. O bicho é diácono, marido, cantor, crítico de cinema, finalista do The Voice e vaso quebrado aos teus pés. A conversa passeia por temas como arte, beleza, a apreensão dela e a poesia como o 'espírito' da arte. Agora, a razão desse título, só ouvindo."
Leia meus textos em: Crônicas de Córdoba
Viajando pelas estradas do interior de São Paulo, em um dia de eleição, eu e meu amigo Luan Monteiro conversamos sobre consumo e reflexão. Consumir sempre será mais fácil do que refletir. Ponderamos se estamos perdendo nossa capacidade de refletir ao transformar tudo em bens de consumo, até mesmo pessoas. Neste episódio metalinguístico, refletiremos sobre o ato de refletir. Aproveite!
Neste episódio imaculado recebemos o (ex-quase) clérigo Luan Monteiro que compartilhou conosco sua jornada do Catolicismo romano ao Protestantismo carismático. Levantamos muitos pontos importantes de reflexão no meio dessa resenha sacramental, aproveite o episódio, comente e compartilhe!!
Aqui está meu Link do meu Substack se você quiser ler uns poemas e textos bem legais.
Resenha boa, pura e simples com meu amigo Marco Amorim. Fim de férias e vida normal, o que é que pode ter de mais maneiro? Partimos de uma conversa rasinha sobre férias e descanso até as profundidades dos mistérios de pessoas que acham que os outros vivem vidas que ignoram o corriqueiro.
Spoiler: Não existe vida sem o corriqueiro.
Compartilhe esse episódio e se inscreva no meu Substack:
https://substack.com/@matosalessandro?utm_source=user-menu
Amar é se expor a mais aguda fragilidade. Amar é estar sujeito às ignorâncias e ao subto da vida. Seria um coração partido motivo para nunca mais amar de de novo?
Amar, começar de novo e depender. Vamos falar disso com ajuda de poesia.
Neste episódio falo a partir do poema "Coração partido" que está lá no meu Substack com outros textos que tenho postado por lá.