notícias do episódio:
Acordo Mercosul - UE vive semana decisiva após 25 anos - BBC
Europa discute usar ativos russos para financiar Ucrânia e defesa - CNBC
Chile elege Kast, vira à direita com agenda dura econômica - CNN
Brasil entra na geopolítica das terras raras com apoio dos EUA - Folha
China e chips avançados da Nvidia - Reuters
Notícias econômicas da semana
Depois que se abre um relacionamento, dá pra fechar? Existe monogamia econômica em 2025? Ou a América Latina vai jantar com o dólar na terça e passar o fim de semana com a China pra sempre?
Matérias citadas:
Caixa e Correios - Folha
Decisão do Fed - CNBC
Netflix e Warner Bros. - CNBC
Dólar vs Euro vs Yuan - Bloomberg
Todas as matérias citadas no episódio:
Emergência na fronteira Peru e Chile - Folha
Trump endurece imigração - CNBC
Recall global Airbus - CNBC
Imposto suíço bilionário - CNBC
Baidu disputa chips - CNBC
Nubank e Revolut no México - Bloomberg
Se nem o governo compra tornozeleira eletrônica, ele aluga, então por que é que dá pra comprar o carregador no Mercado Livre?
E mais: desentendimentos no Federal Reserve, o Banco Central americano, G20 e a atualização do ranking de vacas mais caras do mundo, um assunto que eu sigo de perto desde 2021.
Notícias econômicas da semana: Fernando Haddad, ministro da Economia, e presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, andam trocando farpas amigáveis sobre as responsabilidades mútuas com a inflação no Brasil.
Também, o que a Nike tem feito para sobreviver na liderança e o futuro das tarifas dos EUA.
Matérias citadas:
Funcionários ficaram bem chateados com a volta ao presencial do Nubank. Apesar dos benefícios à saúde mental e à economia de pequenas cidades, tem estudo mostrando que os que mais aproveitam o trabalho remoto estão justamente no Sudeste, que já concentra a maior parte dos empregos de alta renda do país.
E mais: várias coisas sobre a China
As matérias citadas:
Shutdown: votação no Senado dos EUA avança projeto para encerrar paralisação do governo
China suspende algumas restrições à exportação de minerais críticos para os EUA
China retoma exportações de chips Nexperia para a Europa
Pfizer vence disputa de US$ 10 bilhões pela startup de perda de peso Metsera
Petrobras inicia perfuração de primeiro poço na Margem Equatorial
Consumidores jovens reduzem gastos em restaurantes mas mantêm compras de luxo
E mais: EUA, China e Europa de picuinha pelo mercado de chips, notícias de AI para parecer mais inteligente que seu chefe e o que o Tio Patinhas tem a ver com o Reddit
E mais: escalada de tensões na Venezuela, acordo entre Anthropic e Google e outras notícias de economia e negócios
TODAS AS MATÉRIAS:
Rodada de notícias da semana: a alta do ouro, os direitos da Fórmula 1 e gringos não sabem o que é brigadeiro
Os holandeses têm fama de grandes viajantes, mas não tanto de exploradores, no mau sentido. Essa nação foi, e é formada por um histórico de comerciantes que cruzaram o mundo a navio, indo para todas as direções a partir dos numerosos portos aqui do Mar do Norte.
Disso, nasceram as primeiras multinacionais do mundo, as Companhias Holandesas das Índias Ocidentais e Orientais. Elas foram responsáveis pela exploração do comércio nas Américas, África e Ásia e lucraram muito com o transporte de pessoas escravizadas pelos oceanos.
Algumas das fontes desse episódio:
Hierarquia de trabalho nas companhias
A relação da Universidade de Utrecht com a escravidão
A relação da Universidade de Leiden com a escravidão
Projeto que mapeia a relação dos Países Baixos com a escravidão
Estando completamente enrolada com minhas próprias escolhas de vida, resolvi fazer um episódio livre pra contar sobre minha decisão de sair de São Paulo e largar a minha carreira de criação de conteúdo para o mercado financeiro.
Vim para a Holanda fazer mestrado em publicidade e, porque agora a vida é em euro e o meu cérebro está comprometido com artigos científicos, estou trabalhando numa hamburgueria.
Te conto essa trajetória nesse ep enquanto reúno forças pra continuar com a programação normal daqui e escrever o próximo roteiro
Anualmente, os Países Baixos produzem cerca de 75 bilhões de quilos de esterco, o que daria pra encher mais ou menos 30 mil piscinas olímpicas. Isso porque o país tem a maior população bovina da Europa, fora imensas criações de porcos e ovelhas.
Só que para minimizar os impactos ambientais, os agricultores não podem espalhar todo esse volume de esterco nas terras cultiváveis, e são obrigados a destinar parte dele para descarte adequado, um processo que envolve custos significativos e que gera fraudes - conhecidas como mestfraude.
Saiba mais sobre as implicações políticas, econômicas e ambientais desse problema, além da resposta de como a Holanda pode ser a terceira maior produtora agro do mundo mesmo com tão pouco espaço.
Nos Países Baixos, a venda de cannabis nos coffeeshops, ou lojas de café, é tolerada - e não legalizada. Enquanto isso, na porta dos fundos, a produção e o fornecimento são… ilegais.
Então como é que a lojinha arranja a maçonha? É mágica? Os duendes da droga?
Essa zona legal cinzenta, segundo os principais órgãos de fiscalização europeus, estimula o tráfico internacional - e o Brasil tá no meio disso.
Confira o episódio completo pra entender essa relação!