Eai gurix! Essa semana a gente conversa sobre "militância, saúde mental e solidão”, em uma conversa cheia de referências para entender porquê esse tema sempre acaba sendo debatido em períodos do reality show Big Brother Brasil. Nesse episódio também falamos sobre o desgaste mental e emocional das pessoas que lutam por justiça social acaba por ocasionar solidão e isolamento. Esse é o momento para lembrarmos de que devemos cuidar uns dos outros, com todo o respeito e a humanidade que nos foi negada. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai gurix! Essa semana a gente conversa sobre "os participantes negros que já estiveram no Big Brother Brasil”, considerada a casa mais vigiada do país e que está cada vez mais pautando as redes sociais e os noticíarios, em um episódio com a presença da Ana Moura (_anamouramilaje) do Conversa Solta (@conversasoltapodcast). Nessa edição também falamos sobre o grande experimento social que o BBB se tornou e, o quanto surgem debates pertinentes no reality show. Fizemos um listão de todas as pessoas negras que participaram do BBB e qual foi a percepção das espectadoras sobre tudo isso. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai gurix! Essa semana a gente conversa sobre "Como estar apto a concorrer no mercado de trabalho atual”, que está cada vez mais exigindo de nossos atributos socioculturais e técnicos, em um episódio com a presença do Daniel Quadros/ RS e da Mayran Santana/SP. Nessa edição também abordamos sobre currículo, plataformas para hospedar portfólio e a importância do Linkedin para quem está procurando recolocação profissional. Um dos maiores desafios de 2021 será, sem dúvidas, o alto índice de desempregados, podendo chegar a 17% da população, somando entre desocupados e pessoas de baixa renda mais 30 milhões de pessoas em todo país. Prepara o caderninho que a gente te ajuda a pelo menos começar. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai, gurix! Essa semana a gente conversa sobre "Séries e filmes que marcaram 2020", em um episódio especial gravado ao vivo no último sábado (09/01/2021). Além de ser o primeiro episódio de 2021, marca também a retomada do podcast que estava em recesso desde outubro/2020. Prepara teu caderninho que recebemos indicações de ficção cientifíca, ação, animação, suspense, documentários e comédia. Participaram deste episódio via whatsapp, o Luis Henrique (POA/RS) e, ao vivo online , a Vitória, a Sthefani e o Willians, em uma conexão Candiota - Canoas - Bagé. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai gurix! No episódio dessa semana a gente conversa sobre maternidade, trabalho e filhos durante a pandemia, detalhes de como duas professoras, que são mães, administradoras de suas famílias e educadoras, fazem para lidar com a rotina diária. Este episódio contou com a participação especial da senhora minha mãe, Júlia Rodrigues, e outra professora da rede pública estadual de Candiota, Chirlene de Oliveira. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
OBS: Podcast agora é lançado de 15 em 15 dias, não mais semanalmente.
Eai gurix! No episódio dessa semana a gente conversa sobre movimento social, democracia e o papel do jornalista em reportar e denúnciar realidades que por vezes são ignoradas pelo sistema. A ideia desse episódio foi chamar outra jornalista, a Carol Lima, que tem uma vivência de movimentação politica em comunidades ao sul de Porto Alegre, para debater sobre a realidade social da população periférica da Capital Gáucha. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai gurix! No episódio dessa semana a gente conversa sobre Irmandade, família, afetividade e respeito. E a Família Rodrigues da Rosa é representada neste episódio através da trindade: Hallana (@hallanicas) Willysan (@sam_willysan) e Anthony (@tony.r). A ideia desse episódio é conversar sobre tudo que pensamos a respeito desses +6 meses em quarentena e da ligação familiar que construímos. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai, gurix! No episódio dessa semana a gente conversa sobre feminismo negro para entender o longo caminho já trilhado por intelectuais negras brasileiras. Quais eram as pautas das primeiras movimentações de mulheres, instituições e projetos que tiveram como principal objetivo lutar por justiça e transformação social, através do enfrentamento ao racismo, sexismo e debates de gênero. Debatemos pontos introdutórios do feminismo negro, algumas diferenças e semelhanças de movimentações norte-americanas e muitos outros assuntos, vem com gente nessa conexão Porto Alegre/RS - São Paulo. Esse episódio contou com a participação da escritora e pesquisadora em gênero, raça e discurso, Sueli Feliziani (@bibliopreta ). Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai, gurix! No episódio dessa semana a gente conversa sobre ciência politica para entender o que realmente muda com a divisão proporcional de recursos e propaganda eleitoral entre brancos e negros. Mesmo que isso aconteça a longo prazo esse episódio se propõem a debater as discussões que atravessam nossos corpos. Debatemos politica social, politica de cotas e noções de racismo estrutural. Então se você quer entender como se estrutura os poderes dentro da frágil democracia brasileira, vem com gente nessa conexão Porto Alegre/RS - Brasília/DF. Esse episódio contou com a participação da cientista politica, criadora de conteúdo digital e pesquisadora de questões raciais, Nailah Veleci (@nailahnv ). Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
No episódio dessa semana a gente conversa sobre pós-abolição, período que teve inicio oficial com a carta da Lei Áurea, que tornou extinta a escravização de corpos negros e negras no Brasil no dia 13 de maio de 1888.
É oportuno mencionar que esse documento foi importantíssimo para a história, mas não podemos esquecer que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão mercantil.
Considerado como o dia mais longo da história, o 14 de maio ainda assola a cultura rio-grandense e os nossos corações, afinal a luta por emancipação persiste.
Esse episódio contou com a participação do historiador e professor do IFSUL campus Jaguarão, Tiago Silva (@tiagorosa.silvaa )
Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai, gurix! No episódio #18 desse podcast falamos sobre um herói negro, integro, inteligente e forte que representa muitas pessoas negras, crianças e fãs de cultura pop, seja na ficção de Wakanda, ou na vida real, Chadwick Boseman é um acontecimento, um marco histórico nos corações de todos aqueles que lutam por justiça social.
Nosso eterno Black Panther T’challa foi eternizado como um ancestral e esse episódio é um tributo a sua memória, para que a gente nunca esqueça a grandiosidade de nosso povo, de nossa cultura plural. E da Afríka que habita dentro de cada um de nós.
Contribuíram com seus depoimentos: Adriano Padilha, Aline Alves, Andressa Lima, Audrey Soares, Diego Rodrigues, Emmanuelle Rosa, Hallana Vitória, Luis Henrique, Matheus Lealdino, Marcelo Chaves, Pedro Aurélio, Rafael Lima, Sandro Paim, Thayna Nunes, Thayná Gonçalves, Thayne Rosa, Vitória Severo e Vitória Sant'anna.
Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.
Eai, gurix! No episódio #14 a gente se propõem a debater problemáticas e atravessamentos da vida das mulheres negras que tange a área afetiva, principalmente relacionamentos afetivos entre mulheres. Levando em consideração que 25 julho comemoramos o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e agosto é o mês da Visibilidade Lésbica/Zami, ou seja, cenário mais que oportuno para falarmos sobre questões que influenciam diretamente no bem estar social dessas pessoas. Começando o mês com o pé direito, nossa convidada é a Bruna Carvalho, mulher negra, zami, técnica em enfermagem de formação e produtora de conteúdo para redes sociais. Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.