O k-pop lota estádios, os doramas dominam o streaming, séries turcas, nigerianas e indianas chegam a públicos que antes só tinham olhos para Hollywood. O BdF Entrevista desta segunda-feira (12) recebe o mestre em História da Arte Leonardo Rodrigues para responder à pergunta: será que a cultura global está mudando de eixo?
Poliamor, relacionamento aberto, relações livres, anarquia relacional… A monogamia, tida como norma, agora abre espaço para novas formas de relacionamento afetivo e sexual. Agrupados sob o termo guarda-chuva "não-monogamia", esses novos acordos questionam conceitos como exclusividade e amor romântico. O BdF desta sexta-feira (9) recebe o antropólogo Antonio Cerdeira Pilão para conversar sobre o tema.
Droga que foi, por décadas, relacionada à violência, à preguiça e à imoralidade, a maconha vem sendo legalizada em diversos países e estados desde os anos 2010. Enquanto o tráfico sai de cena nos países que optam pela legalização, em muitos locais este espaço é ocupado por atores também bastante problemáticos: as grandes corporações de cannabis. O BdF Entrevista desta quinta-feira (8) aborda o tema com Paulo Pereira, autor do livro "Cannabis Global Co.: consenso fissurado".
No dia seguinte ao ataque à Venezuela, Trump afirmou que empresas estadunidenses iriam recuperar a infraestrutura petrolífera da Venezuela, e “fazer o petróleo render”. Uma indústria que foi asfixiada por anos de sanções, bloqueios financeiros e isolamento internacional. O BdF Entrevista desta quarta-feira (7) trata do tema com a professora de Relações Internacionais Carolina Silva Pedroso.
Horas após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ser sequestrado pelos EUA, o presidente Donald Trump publicou em sua rede social a foto do líder venezuelano algemado e vendado. Embora os EUA tenham interesse concreto no petróleo venezuelano, a ação no país caribenho também tem um peso simbólico. O BdF Entrevista desta terça-feira (6) recebe o especialista em comunicação política Amauri Chamorro para saber que mensagem Trump quer passar para o mundo com esse tipo de ação.
Mais um ano começa com altas expectativas para o cinema brasileiro: "O Agente Secreto" chega a 2026 depois de um percurso que marcou o ano passado: prêmios em Cannes, indicações ao Globo de Ouro e pré-seleção no Oscar. O BdF Entrevista desta segunda-feira (5) recebe a crítica de cinema Lorenna Montenegro para uma conversa sobre o que podemos esperar de desempenho do longa de Kleber Mendonça Filho nas principais premiações do audiovisual.
Ex-ministro do Trabalho de João Goulart, Almino Affonso testemunhou os bastidores da conspiração militar que derrubou o governo e instaurou uma ditadura que duraria 21 anos. No BdF Entrevista desta sexta-feira (19), Almino relembra os episódios dramáticos do golpe e comenta o contexto atual envolvendo a punição a militares golpistas em 2025.
2025 revelou uma crise de saúde mental no Brasil: o Ministério da Previdência Social registrou 440 mil afastamentos por ansiedade e depressão, o maior número em uma década. A norma regulamentadora atualizada pelo governo agora obriga empresas a fiscalizarem riscos psicossociais, como metas excessivas e jornadas extenuantes. Mas fica a pergunta: isso dá conta de um país à beira do colapso emocional? Para comentar como andou nossa saúde mental em 2025, o BdF Entrevista desta quinta-feira (18) recebe a psicóloga e psicanalista Kesia Rodrigues.
2025 começou com inflação dos alimentos acima da média, e a sensação de custo de vida alto dominava o humor do país. No entanto, o governo teve algumas vitórias importantes ao logo do ano, como a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil mensais e o menor nível de desemprego da série histórica, além de conseguir reverter parcialmente o tarifaço de Trump. Para comentar o que marcou a economia brasileira em 2025, o BdF Entrevista desta quarta-feira (17) recebe a economista Camila de Caso.
Geraldo Vandré pode ser considerado um cantor de protesto? Ele foi torturado? Ficou louco após a tortura e por isso vive recluso? Para celebrar os 90 anos de Geraldo Vandré, completados em 2025, o BdF Entrevista desta terça-feira (16) recebe Vitor Nuzzi, autor de biografia sobre o cantor que desafiou a ditadura.
O ano que começou com a DeepSeek fazendo ações de gigantes da tecnologia despencarem nas bolsas de valores termina com uma pergunta onipresente: "a bolha de inteligência artificial está prestes a estourar?". Para fazer uma retrospectiva de 2025 na tecnologia, o BdF Entrevista desta segunda-feira (15) recebe Lucas Zawacki, apresentador do canal TeClas (Tecnologia e Classe). Além das muitas notícias sobre inteligência artificial, ele comenta o fenômeno da "merdificação", os bugs e as perspectivas para 2026.
A Constituição garante: templos de qualquer culto têm imunidade tributária. Mas, para terreiros de candomblé e umbanda, o problema começa antes: muitos não são reconhecidos pelo poder público como templos religiosos. O BdF Entrevista desta sexta-feira (12) recebe Alexandre Xandó, vereador de Vitória da Conquista (PT) para explicar por que na prática a lei não é garantida e como os povos de terreiro podem reivindicar esse direito.
O BdF Entrevista desta quinta-feira (11) recebe Guilherme Terreri, crítico cultural que criou a drag queen Rita Von Hunty. Por anos, ele postou vídeos como Rita falando da interseção entre cultura e política. Em setembro, a drag anunciou um hiato em seu canal no YouTube. Na conversa, Guilherme fala sobre o sentimento de pessimismo que o levou ao hiato, além de dar detalhes sobre a criação da personagem e comentar outros temas atuais.
No último domingo (7), mulheres tomaram as ruas em protesto contra a violência de gênero. Em 2024, 1.459 mulheres foram vítimas de feminicídio; em 2025, já são mais de 1.180 casos, segundo o Ministério das Mulheres. Para analisar por que a violência de gênero cresce no Brasil, o BdF Entrevista desta quarta-feira (10) recebe a pesquisadora em gênero e misoginia Bruna Camilo.
Em novembro, o presidente Lula sancionou a Política Nacional da Linguagem Simples, a fim de facilitar a comunicação entre órgão oficiais e os cidadãos. Um dos artigos, incluído por emenda pelo deputado Junio Amaral (PL-MG), proíbe a utilização da linguagem neutra. O BdF Entrevista desta terça-feira (9) recebe a linguista Jana Viscardi para responder à pergunta: por que a proibição da linguagem neutra virou uma obsessão da extrema direita?
No começo de dezembro, o governo anunciou a construção de um data center do Tik Tok em Fortaleza. A iniciativa faz parte de um plano maior, o Redata, que busca atrair data centers para o Brasil por meio de incentivos financeiros. A instalação deste tipo de infraestrutura no país é um avanço em termos de soberania digital ou coloca o Brasil em posição de colônia das big techs? Para debater o tema, o BdF Entrevista desta segunda-feira (8) recebe o cientista de dados Rafael da Guia.
O BdF Entrevista desta sexta-feira (5), apresentado por Rafaella Coury, recebe Paulo Galo, também conhecido como Galo de Luta. Ele despontou como liderança do movimento pelos direitos dos entregadores de aplicativo. Agora, tem um podcast para discutir temas de interesse da classe trabalhadora brasileira.
O escritor e ativista indígena Djagwa Tukumbó lançou, no início deste mês, o livro “As Aventuras de Kara'i Tukumbó – O Espírito das Águas”, publicação voltada ao público infantojuvenil que aborda temas como saberes ancestrais, proteção das florestas, garimpo ilegal e ganância. A edição é bilíngue: em português e guarani. O BdF Entrevista desta quinta-feira (4) recebe Djagwa Tukumbó para uma conversa sobre o trabalho, PL da devastação, idiomas indígenas e apagamento histórico.
No começo de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a criação do 30º partido em atividade hoje no Brasil: o Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL). O BdF Entrevista desta quarta-feira (3) conversa com a cientista política Tathiana Chicarino para saber: levando em conta o histórico e o modus operandi do MBL, o que podemos esperar do Missão nas eleições do ano que vem?
Recentemente, a feminista Carolline Sardá participou de um debate no canal Spectrum com 20 pessoas que se consideram antifeministas. A conversa girou em torno de temas como participação das mulheres na política, violência de gênero e aborto. Mas um detalhe chamou atenção: muitos participantes sequer sabiam o que significa de fato ser antifeminista, nem conseguiam dizer o nome de antifeministas famosas da história. O BdF Entrevista desta terça-feira (2) recebe Carolline Sardá para comentar a experiência e esclarecer o que o antifeminismo de fato defende.