A terceira maior cidade do país possui um sistema de transporte errático e desorganizado. Nesta viagem, discorremos sobre os maiores gargalos de planejamento e eficiência do sistema, assim como o cabedal de boas ideias não se conversam entre si.
Crédito da imagem: Cortesia de Gustavo Lima (@guuhlima_art no Instagram | https://linktr.ee/gustavo.design)
O legado do que foi uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil, operado por uma empresa iniciante no modal e repleto de uma concorrência renhida e determinada. O que esperar da nova Itapemirim e sua arrendadora? Esta viagem tenta jogar luz a maior e mais confusa batalha jurídica e regulatória existente no transporte rodoviário interestadual.
A última e uma das mais antigas empresas públicas de transporte público urbano de passageiros deixa de explorar linhas no Distrito Federal. Embora não extinta, a TCB - Sociedade de Transportes Coletivos Brasília - passa a atuar em outra modalidade, efetivamente encerrando, no Brasil, a prestação pública de serviços de transporte urbano no país. Qual é o impacto no transporte do DF e como isto conversa com a realidade do transporte no Brasil? Isto, e um pouco mais, na terceira viagem do Box 52.
Crédito da imagem: Agência Brasília (Creative Commons 2.0)
PEQUENAS CORREÇÕES:
O nome da empresa CPTM é Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e não Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos;
o nome do deputado aludido no episódio é Max Maciel, e não Marcos Maciel.
Fontes:
BRASILIANAS | Após 64 anos, a TCB deixa de operar ônibus urbanos - https://www.correiodamanha.com.br/colunistas/brasilianas/2025/01/178914-brasilianas-apos-64-anos-a-tcb-deixa-de-operar-onibus-urbanos.html
Pá de cal na TCB sela o destino da estatal de transporte de Brasília - https://chicosantanna.wordpress.com/2025/01/21/pa-de-cal-na-tcb-sela-o-destino-da-estatal-de-transporte-de-brasilia/
Neste episódio, trazemos um plus a mais dos novos NB1 da Busscar que não coube na viagem anterior: a relação dos NB1 com os fluxos de ar e os chassis nas normas Euro 6. Refletimos, também, sobre o próprio podcast e a reação a "pirataria de ônibus" que um grande fabricante se deparou lá em abril. Vem com a gente!
(Crédito da foto: Chut FOTO, de Madagascar - disponível no pexels.com.)
O primeiro episódio do Box 52 coincidiu, em 24/05/2023, com o lançamento da promissora e inovadora linha NB1 da fabricante de carrocerias Busscar, de Joinville. Nesta viagem, falamos um tanto do que era e o que é a Caio, a Busscar, e o que o novo modelo tem de bom. Embarque com a gente nesta viagem, de ônibus e podcast novo!
Olá! Eu sou Samuel de Lima e este é o Box 52, onde a gente pensa e fala sobre ônibus, mobilidade e transporte. Vem pra cá! Seja bem-vindo.