Questões macroeconômicas, regulatórias e tributáriasinfluenciaram sensivelmente o mercado de fundos imobiliários em 2025, com impacto relativamente mais contido na classe de crédito e maior pressão sobre os fundos de tijolo.
Agora, a expectativa de queda dos juros e o cenário eleitoral criam oportunidades, mas também riscos ao quais os investidores devem ficar atentos.
No novo episódio do BTG Asset Talks, Fernando Crestana, Rui Ruivo e Carolina Avancini, responsáveis pela área de Fundos Imobiliários da BTG Asset, repassam o cenário deste ano e destacam o que esperar do setor em 2026.
Apresentadora: Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Asset
O fim de 2025 chega com uma combinação rara de fatores que pode redefinir completamente o cenário de 2026. Política monetária brasileira perto de um ponto de inflexão, dois diretores deixando o Banco Central sem substitutos anunciados, o Fed alterando sua comunicação e um câmbio entrando em um período sazonalmente mais sensível.
No novo episódio da Análise Econômica, Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management, e Tiago Berriel, estrategista-chefe da BTG Asset, analisam como esses elementos se conectam e o que eles revelam sobre os próximos meses.
Novembro foi marcado pela retomada do mercado de crédito corporativo, pela continuidade do movimento positivo nas estratégias multimercado e por um forte desempenho das bolsas no Brasil e no exterior. Os gestores da BTG Pactual Asset Management analisam como esses fatores influenciaram os resultados do mês e quais ajustes foram feitos no posicionamento para dezembro.
Neste episódio do Comentário do Gestor, você confere a leitura detalhada das principais decisões de alocação, os destaques de performance nas estratégias de crédito, macro e renda variável e as perspectivas para o cenário local e global à frente.
Com Guilherme Mattioli, sócio e gestor das estratégias de Crédito e Money Market; Matheus Moraes, gestor das estratégias BTG Hedge, BTG Explorer e BTG Discovery; Lucas Cachapuz, gestor das estratégias BTG Synergy; Gianmarco Gavio, gestor das estratégias BTG Total; e André Almeida, PM das estratégias BTG Absoluto.
Apresentação: Maria Fernanda Violatti, da BTG Pactual Asset Management
Siga o canal da BTG Asset e fique por dentro das próximas edições!
Os ETFs se tornaram uma das classes de investimentos que mais crescem no mundo, oferecendo acesso simples, transparente e de baixo custo a diferentes estratégias.
Neste episódio, Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management, recebe Eduardo Leal, gestor de ETFs e fundos indexados da BTG Asset, para explicar o funcionamento dessa estrutura, as mudanças regulatórias e como os ETFs ajudam a montar uma carteira completa e diversificada.
A economia vive um daqueles momentos em que tudo parece se mover ao mesmo tempo, inflação sob controle, atividade ainda firme e um Banco Central mais cauteloso.
Enquanto isso, o clima político esquenta com a proximidade das eleições, e o fim do shutdown nos Estados Unidos volta a mexer com os mercados globais.
No novo episódio da Análise Econômica de novembro, Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Aset recebe Tiago Berriel, estrategista-chefe da BTG Asset, para comentar o cenário atual e destacar os principais pontos que podem influenciar os investimentos nas próximas semanas.
Outubro foi um mês de maior seletividade nos mercados,marcado por cautela no crédito, volatilidade global e resultados positivos para as estratégias multimercado e de renda variável. Entenda como os gestores da BTG Pactual Asset Management se posicionaram e quais as perspectivas para novembro.
Nesse episódio de Comentário do Gestor, os especialistas fazem uma análise detalhada sobre os principais movimentos e decisões estratégicas dos fundos em outubro, além de compartilhar as perspectivas para o próximo mês.
Com Guilherme Mattioli, sócio e gestor das estratégias de Crédito e Money Market; Ivan Dumit, PM das estratégias BTG Hedge, BTG Explorer e BTG Discovery; Lucas Cachapuz, gestor das estratégias BTG Synergy; Eduardo Carvalho, gestor das estratégias BTG Total; e André Almeida, PM das estratégias BTG Absoluto.
Apresentação: Maria Fernanda Violatti, da BTG Pactual Asset Management
Siga o canal da BTG Asset e fique por dentro das próximas edições!
A Medida Provisória 1.303 — conhecida como a MP dos instrumentos financeiros — propunha unificar alíquotas, eliminar a “escadinha” e manter isenções em alguns produtos.
Mas, com a medida reprovada, o mercado volta à estaca zero.
O que muda com isso? E por que o estrategista-chefe da BTG Asset, acredita que a aprovação poderia ampliar distorções do sistema tributário?
Assista à Análise Econômica de outubro com Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management e Tiago Berriel, estrategista-chefe da BTG Asset, e entenda o que estava em jogo — e o que esperar daqui para frente.
A Câmara aprovou mudanças no Imposto de Renda que afetam desde quem ganha até R$ 5 mil por mês até as faixas mais altas de renda.
Mas o que está realmente por trás dessa reforma? É uma tentativa de reequilibrar o sistema tributário ou apenas uma forma de aumentar a arrecadação?
Assista à Análise Econômica de outubro com Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management e Tiago Berriel, estrategista-chefe da BTG Asset, analisam como essas alterações afetam a renda das famílias, o consumo e o ciclo de juros — e o que esperar do cenário econômico brasileiro e internacional nos próximos meses.
Apenas seis meses após seu lançamento, a família BTG Synergy já ultrapassa R$ 1,8 bilhão em patrimônio e entrega uma performance acima dos seus índices de referência. Quer saber o que explica esse sucesso em tão pouco tempo?
Neste episódio do BTG Asset Talks, Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management, recebe os gestores da família de fundos BTG Synergy, William Dominice e Lucas Cachapuz, para falar sobre os diferenciais das estratégias e de como suas experiências ajudaram a tornar os fundos únicos no mercado. Eles também compartilham as expectativas do cenário macroeconômico daqui para a frente.
Setembro foi marcado pela decisão de corte de juros nos Estados Unidos e os gestores da BTG Pactual Asset Management mantiveram uma alocação cautelosa das carteiras, com atenção a oportunidades em ativos de qualidade.
Nesse episódio de Comentário do Gestor, os especialistas fazem uma análise detalhada sobre os principais movimentos e decisões estratégicas dos fundos em setembro, além de compartilhar as perspectivas para o próximo mês.
Com Felipe Padua, sócio e gestor das estratégias BTG Total; Guilherme Mattioli, sócio e gestor das estratégias de Crédito e Money Market; Ivan Dumit, PM das estratégias BTG Hedge, BTG Explorer e BTG Discovery; Rodrigo Cruz, PM da estratégia Alpha Macro; Lucas Cachapuz, gestor das estratégias BTG Synergy; e Antonio Rocha, sócio e gestor das estratégias BTG Absoluto
Apresentadora: Fernanda Souza, da BTG Pactual Asset Management
Siga o canal da BTG Asset e fique por dentro das próximas edições!
Inflação persistente, economia aquecida e gastos públicos elevados: esse é o pano de fundo que ajuda a explicar por que os juros estão tão altos no Brasil.
Mas será que essa realidade veio para ficar ou podemos esperar cortes em breve?
Neste episódio do BTG Asset Talks, Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management, recebe os gestores da casa Felipe Pádua e DanielVairo sobre o cenário macroeconômico e as oportunidades de investimentos — com destaque para o BTG Total Incentivado Infra.
Apresentadora: Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Asset
________________________________
Conteúdos abordados neste episódio:
• Os fatores por trás dos juros elevados• O impacto da política fiscal
• Perspectivas para cortes futuros• As oportunidades de investimentos que surgem nesse ambiente
• Destaques da estratégia do BTG Total Incentivado Infra
Os fundos de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) têm exercido um papel cada vez mais estratégico no financiamento do setor imobiliário brasileiro. Em ummomento em que o funding tradicional se mostra limitado, esses fundos ganham protagonismo ao viabilizar empreendimentos e ampliar o acesso ao capital.
Neste episódio do BTG Asset Talks, os gestores de fundos imobiliários da BTG Pactual Asset Management Fernando Crestana, Gabriela Nogueira e Carolina Avancini compartilham insights sobre o papel dos fundos de recebíveis, os desafios e oportunidades para incorporadoras e investidores, além de destacar as estratégias da BTG Asset, como o BTIR11 e o BTCI11.
Apresentadora: Maria Fernanda Violatti, Product Specialist da BTG Asset
Conteúdos abordados neste episódio:
· Papel dos CRIs no financiamento imobiliário
· Dados de mercado imobiliário e crescimento dos CRIs
· Oportunidades para incorporadoras e investidores
· Mudanças regulatórias e tributárias
· BTIR11, BTCI11 e CLIN11
O payroll de agosto confirmou a desaceleração do mercado de trabalho nos EUA, aumentando as apostas de corte de juros pelo Fed já em setembro.
No Brasil, o PIB cresceu 0,4% no 2º trimestre de 2025 e o índice de preços ao produtor registrou deflação no período, reforçando o debate sobre os próximos passos do Copom.
Ouça agora a Análise Econômica de setembro com Fernanda Souza e Tiago Berriel, estrategista-chefe da BTG Asset, e confira como esses movimentos impactam os mercados globais e brasileiros.
Quer continuar aprendendo? Siga o canal da BTG Asset no YouTube para mais conteúdos como este!
Em um cenário de incertezas globais e sinais mistos de inflação e atividade econômica, os gestores da BTG Pactual Asset Management mantiveram uma postura técnica, seletiva e com foco em qualidade em relação aos fundos líquidos de agosto.
Nesse episódio de Comentário do Gestor, os especialistas fazem uma análise detalhada sobre os principais movimentos e decisões estratégicas dos fundos em agosto, além de compartilhar as perspectivas para o próximo mês.
Com Guilherme Mattioli, sócio e gestor das estratégias de Crédito e Money Market; Eduardo Carvalho, PM das estratégias BTG Total; Ivan Dumit, PM das estratégias BTG Hedge, BTG Explorer e BTG Discovery; Rodrigo Cruz, PM da estratégia Alpha Macro; e Antonio Rocha, sócio e gestor das estratégias BTG Absoluto
Apresentadora: Fernanda Souza, da BTG Pactual Asset Management
Siga o canal da BTG Asset e fique por dentro das próximas edições!
As últimas semanas foram movimentadas pela Super Quarta com decisões de juros no Brasil e nos EUA, além da divulgação de dados importantes sobre inflação e emprego americanos, o Payroll.
As imposições tarifárias de Donald Trump e as negociações com os países parceiros também estiveram no radar.
Assista à Análise Econômica deste mês com Fernanda Souza e confira as análises do Tiago Berriel, sócio e estrategista-chefe da BTG Pactual Asset Management.
Está no ar o novo episódio do Comentário do Gestor da BTG Pactual Asset Management, agora em formato de áudio. Conteúdo mais dinâmico e acessível para você.
Todo mês, nossos gestores trazem uma análise mensal sobre os principais acontecimentos do mercado e o desempenho dos fundos líquidos da BTG Asset, de forma direta e objetiva.
Neste episódio, você acompanha o panorama de julho de 2025.
Siga o canal da BTG Asset e fique por dentro das próximas edições!
Nos últimos anos, a infraestrutura se tornou uma das classes de ativos mais estratégicas e buscadas no mercado de capitais em função de seus retornos reais e isenção de imposto de renda para pessoa física. Desta forma, os fundos do setor – os chamados FIIs Infra - vêm conquistando cada vez mais espaço nas carteiras dos investidores brasileiros.
Neste episódio do BTG Asset Talks, Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset Management recebe Luis Bolfoni, sócio e gestor de crédito da BTG Pactual Asset para um mergulho completo na indústria de infraestrutura como classe de investimento.
Conheça as Contas Internacionais do BTG Pactual: https://l.btgpactual.com/3SUJqCW
________________________________
Conteúdos abordados neste episódio:
Infraestrutura no mundo dos investimentos
Principais ativos estratégicos
Gerenciamento de riscos no setor
Importância estratégica do BDIF11
Diferenças entre debêntures, fundos listados e FI-Infra
MP 1.303/2025: proposta de tributação
As decisões do Fed, as tensões comerciais e os desafios no Brasil seguem dominando o cenário econômico. No radar, estão os impactos desses acontecimentos na economia brasileira e as projeções para o segundo semestre de 2025.
No exterior, o foco permanece nas decisões do Fed e nas tensões comerciais que continuam influenciando o mercado global.
Com Stefanie Birman, sócia e economista do BTG Pactual, e Fernanda Souza, da BTG Pactual Asset Management.
Conteúdos abordados neste vídeo:
00:33 Manutenção da taxa de juros nos EUA e projeções
02:34 Inflação “benigna” nos EUA
06:10 Dólar e comércio global
06:54 Impactos globais das tarifas
09:20: China: economia e relações comerciais
16:20: Efeitos das tarifas nos EUA
18:09 Cenário externo ajuda Brasil
18:18 Projeções para política monetária no Brasil
21:35 Revisões na inflação
*Após a gravação do vídeo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, a partir de 1º de agosto, será aplicada uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras para os EUA. A tarifa é maior do que a imposta aos outros 21 países nesta segunda rodada de “tarifaço”.
Em 2024, o Brasil exportou aproximadamente US$ 40 bilhões para os Estados Unidos. Um aumento tarifário dessa magnitude pode impactar negativamente nossas exportações e, por consequência, reduzir o PIB em cerca de 0,3% a 0,4%.
Por outro lado, uma possível depreciação cambial, como mecanismo de compensação, poderia elevar a inflação. Ainda assim, o efeito líquido sobre o Banco Central seria limitado, já que o impacto combinado de menor atividade e câmbio mais fraco tende a se neutralizar em parte.
Dessa forma, mantemos o cenário-base apresentado no vídeo
O setor hoteleiro no Brasil vive um novo ciclo de valorização, com aumento na taxa de ocupação, diárias médias mais elevadas e uma gestão cada vez mais profissionalizada.
Maria Fernanda Violatti conversa com Fernando Crestana e Caio Adelfo, gestores da área de fundos imobiliários da BTG Pactual Asset, que avaliam se essa retomada é estrutural e falam sobre os desafios para o setor.
Apresentação: Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset
_______________________________
Conteúdos abordados neste episódio:
Entre 2019 e 2024, o setor de logística no Brasil passou por uma verdadeira transformação, impulsionada pela mudança no comportamento de consumo, pelo avanço das operações digitais e pela profissionalização da cadeia logística. Diante desse cenário, os fundos logísticos passaram a ter um papel estratégico nos portfólios, oferecendo previsibilidade de renda, baixa vacância e potencial de valorização patrimonial.
Neste episódio do BTG Asset Talks, Maria Fernanda Violatti conversa com Fernando Crestana, Rui Ruivo e Francisco Tavares, gestores da área de fundos imobiliários da BTG Pactual Asset, para entender por que esse segmento tem sido um dos mais resilientes do mercado e o que os gestores estão fazendo para capturar valor com essas oportunidades.
Apresentação: Maria Fernanda Violatti, Portfolio Specialist da BTG Pactual Asset
https://www.linkedin.com/in/maria-fernanda-a-violatti-29483a35
Conheça as Contas Internacionais do BTG Pactual: https://l.btgpactual.com/3SUJqCW
________________________________
Conteúdos abordados neste episódio:
• Galpões logísticos: previsibilidade de receita, baixa vacância e potencial de valorização.
• Como capturar valor e proteger retorno com uma gestão ativa?
• Portfólio da BTG Asset: imóveis triple A, modernos e em áreas de alto consumo.
• Fundos BTLA11 e BTLP11.