Chegamos ao último episódio da temporada 2026 hackeado - Tendências obrigatórias para o RH! 💙Para finalizar o mês de novembro, os sócios da Escola do Caos se reúnem com Pedro Veríssimo para discutir mais uma tendência do Hackbook definitivo: a abordagem skills first.Em um mundo de rápidas transformações e demanda por novas habilidades, será que os cargos fixos chegaram ao fim?Vem com a gente acompanhar esse papo sobre o papel central das skills no futuro do mundo corporativo! 😉
🎧 O terceiro ep. da temporada 2026 hackeado - Tendências obrigatórias para o RH chegou!
Nele, falamos sobre algo muuuito polêmico: o uso da IA no mundo corporativo.
Será que grande parte das pessoas vai perder o emprego mesmo? Como o RH pode se adaptar a essa nova tecnologia? É preciso falar quando usar IA pra fazer uma tarefa? 🤔
Chegamos com um novo episódio do podcast Caos Corporativo! 🎧
Nessa semana, os sócios da Escola do Caos conversam com Pedro Veríssimo sobre mais uma tendência para 2026: o fim das universidades corporativas.
O tema é polêmico e faz o RH refletir sobre as possibilidades de aprendizagem autônoma na atualidade e como elas podem ser potencializadas.
Com novas tecnologias e hábitos de consumo, o RH passa de provedor de cursos para curador de experiências de aprendizagem. 😉
Bora acompanhar esse papo e refletir sobre o assunto? 🎙️
Chegou a nova temporada do podcast Caos Corporativo: 2026 hackeado - Tendências obrigatórias para o RH! 😁
Durante o mês de novembro, os sócios da Escola do Caos se reúnem com Pedro Veríssimo para falar sobre os insights do nosso último lançamento, o Hackbook definitivo.
A cada semana, o papo explora uma das novidades que vão moldar o futuro do trabalho nos próximos anos.
No primeiro ep. da temporada, a conversa é sobre o novo escopo da liderança, uma posição que atualmente exige novos conhecimentos e habilidades.
Escute agora e saiba como líderes podem ir além de delegar tarefas e começar a provocar o futuro! 🚀
Podcast Caos Corporativo na área! 🎧
No último ep. da temporada Caos, carreira e capacitismo, recebemos Kátia Regina, diretora de remuneração e benefícios da Nestlé para a América Latina.
Nesse papo, ela conta sua história inspiradora, que é também um alerta: Kátia precisou se adaptar a uma realidade totalmente nova ao se tornar uma pessoa com deficiência, após sofrer uma tentativa de feminicídio.
Ela compartilha com a gente como essa experiência transformou sua visão sobre a responsabilidade social das empresas e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, especialmente em cargos de liderança. 😉
Chegamos a mais um episódio da temporada Caos, carreira e capacitismo! 🎧
Nessa semana, conversamos com Diogo Pé, profissional de tecnologia que traz consigo uma ampla bagagem no setor e muitas experiências como pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Ele conta algumas situações que já vivenciou nos processos seletivos de diversas empresas e fala sobre como as organizações podem se posicionar para criar espaços mais inclusivos e diversos.
E aí na sua organização, será que o capacitismo ainda está presente em alguma prática? Bora refletir com mais um episódio do podcast Caos Corporativo! 😉
Você já parou para pensar em qual é a relação entre a Beyoncé e a inclusão no mercado de trabalho? 🤔
Pode parecer uma pergunta estranha, mas foi justamente em um show dessa artista que Ana K Melo, executiva de RH e TED speaker, iniciou sua militância.
No segundo episódio de Caos, carreira e capacitismo, falamos com essa especialista sobre sua história, Lei de Cotas, "inclusão" só para não pagar multa e o papel das empresas e lideranças para construir ambientes diversos. 😉
Dê play e não perca!
11 de outubro é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e, para falar mais desse tema que é tão importante para o mundo corporativo e para a sociedade, criamos a temporada Caos, carreira e capacitismo. 💙
No primeiro episódio, conversamos com Carolina Ignarra, que ajudou mais de 9 mil profissionais com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho.
Foi um papo muito rico sobre vieses, preconceitos, inclusão e diversidade. Dê play e confira! 🎧
Chegamos ao último episódio da temporada Aprender no 2x! 🎧
Dessa vez, contamos com a presença de Pedro Michepud, fundador da Casa da Humanidade, que compartilhou com a gente sua perspectiva em relação ao papel das empresas na sociedade e na vida das pessoas.
Em nossa conversa, falamos de lifecentric design, como usar IA com criatividade e sobre a importância de saber o momento de acelerar ou desacelerar.
Bora com a gente? 😁
Bora para o quarto episódio da temporada Aprender no 2x? 💙Nele, Felipe Bragatto e Pedro Veríssimo, da Escola do Caos, conversam com Tom Rodrigues, fundador da Youma, uma empresa que tem como proposta repensar o futuro do trabalho e das carreiras.Dê play agora mesmo e saiba mais sobre open career, a importância da desaprendizagem, do protagonismo de cada um em sua carreira e muito mais. 😉Vem com a gente!
Chegou mais um episódio da temporada Aprender no 2x! 🚀
Nessa semana, recebemos Karla Ribeiro, cofundadora da Kipon, que conta um pouco de como a plataforma tem reinventado a gestão de skills nas organizações.No nosso papo, falamos sobre o modelo skills first, que coloca as habilidades no centro da gestão de pessoas, com a ajuda da inteligência artificial.
Além disso, também conversamos sobre a parceria entre a Kipon e a Escola do Caos, que leva tecnologia, conteúdo e desenvolvimento real para as organizações. 😉
Mais um episódio do podcast Caos Corporativo na área! 😁
Na temporada Aprender no 2x, os sócios da Escola do Caos discutem as metodologias e inovações que transformam a aprendizagem corporativa.
E, no ep. de hoje, a provocação é: como usar a dopamina a nosso favor quando o assunto é aprendizado?
Gamificação, microvitórias e o app da Escola do Caos são algumas possibilidades para chegar lá.
Hoje em dia, tudo acontece de maneira acelerada, inclusive o aprendizado. Por isso, o podcast Caos Corporativo inicia a temporada Aprender no 2x! 🚀
Ao longo do mês de setembro, os sócios da Escola do Caos comandam discussões sobre como aprendemos e as novas formas de pensar esse processo.
No primeiro ep., levantamos o questionamento: tem jeito certo ou errado de apreender? 🤔
Debatemos a importância de trocar o aprendizado passivo pelo real, como conectar conhecimento com emoção e o impacto das metodologias inovadoras na relação entre quem ensina e quem aprende.
Além disso, apresentamos o app da Escola do Caos e suas funcionalidades, que oferecem conhecimento rápido e no momento em que você precisa! 📲
Mais um episódio do podcast Caos Corporativo na área! 😁
Para finalizar a temporada de agosto, os sócios da Escola do Caos se reuniram para falar sobre o seu top 6 desgostos corporativos: aqueles problemas que ainda impactam grande parte das pessoas e comprometem os resultados das organizações.
Esse papo inclui lideranças tóxicas, sobrecarga de trabalho, falta de propósito e outras dificuldades que as empresas precisam começar a encarar com sinceridade e vontade de mudar. 🔍
E é claro que toda essa conversa vem com uma dose de bom humor, para ajudar você a enfrentar com mais leveza os desgostos do dia a dia.
Chegamos com mais um episódio da temporada Desgoto corporativo! 😁
Dessa vez, para falar sobre como o comportamento das pessoas impacta o resultado das organizações, recebemos Muna Hammad.
Nesse papo, a presidente estadual de São Paulo da Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos (AAPSA) compartilhou um pouco da sua experiência com o tema. ✨
Conversamos sobre o tão desejado match cultural, sobre comportamentos tóxicos no ambiente de trabalho e questionamos: por que a autenticidade ainda assusta tanta gente?
Em mais um episódio do podcast Caos Corporativo, falamos de outro desgosto corporativo que rola muito nas organizações: a harmonia artificial.
Afinal, será que um ambiente sem tensão é sinônimo de harmonia ou é só um lugar construído para proteger o ego das pessoas? 🤔
Conversamos sobre esse tema com Douglas Gaino, vice-presidente de recursos humanos da America Latina na Symrise AG.
Ele conta pra gente como identificar os sinais da harmonia artificial no ambiente de trabalho, e também dá algumas dicas de como superar esse problema.
Quem nunca ouviu que agosto é o mês do desgosto? Pra encarar ele de frente, começa a temporada Desgosto corporativo! 😉
No primeiro ep., perguntamos à Marília Ribeiro, people & culture business partner da Roche Pharma Brazil, a questão que não quer calar: tem remédio para a fuga de talentos?
Conversamos sobre os sinais silenciosos do desengajamento, o uso estratégico da inteligência artificial na gestão de pessoas e como construir uma empresa na qual as pessoas querem trabalhar e permanecer. 💙
Ela ainda conta pra gente como o pioneirismo e a inovação impulsionam a atração de novos talentos na Roche Pharma, incluindo os jovens da Geração Z.
Chegou a hora de encerrar a temporada Cadê meus talentos?, do podcast Caos Corporativo! 🎧
Nesse episódio, gravado em maio, recebemos Tiago Cunha, que atuou na Azul Linhas Aéreas Brasileiras por 15 anos e, na época da gravação, ocupava o cargo de gerente de RH da companhia.
Em um papo cheio de reflexões e provocações sobre educação corporativa, passamos por temas como:
✅ o potencial da memória afetiva no processo de aprendizagem,
✅ como lidar com erros e torná-los combustível para evolução,
✅ a importância de mensurar os resultados de treinamentos,
✅ como tornar a cultura tangível, com a ajuda de artefatos da cultura.
Hoje, Tiago é gerente de soluções de aprendizagem técnica na Vale, onde continua construindo seu legado na educação corporativa.
Segundou com mais um episódio da temporada Cadê meus talentos?. 🎧
No terceiro ep., falamos sobre um tema de extrema importância para o mundo corporativo: o engajamento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Flash, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, 50% dos brasileiros estão desengajados com as empresas para as quais trabalham. 😱
E pior: 6% estão ativamente desengajados.
Por que isso acontece? Como evitar esse problema? Qual é o papel do RH nesse momento? Como garantir um bom "match" entre empresa e colaborador?
Conversamos sobre tudo isso com a Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO Corporation para a América do Sul e Business Partner Global da Massey Ferguson. 💙
O segundo episódio da temporada Cadê meus talentos? chegou! 🎧
Nele, conversamos com Silene Rodrigues, diretora sênior de RH da adidas. Segundo a especialista, que tem mais de 30 anos de experiência em grandes corporações, a liderança precisa conhecer verdadeiramente cada membro do seu time, o que pode ser feito com conversas leves e dinâmicas.
Silene também falou que aquele velho papo de a empresa ser uma família não é verdade, que o termo feedback pode estar ultrapassado e que precisamos tratar adultos como adultos, como sempre diz Anderson Bars. 😉
E o papo ainda trouxe reflexões sobre valorização dos talentos, processos seletivos, legado da liderança e muito mais!