“Mataram o Vlado!” A notícia da morte de Vladimir Herzog desperta comoção e revolta. A Congregação Israelita Paulista, por determinação do rabino Henry Sobel, é a primeira instituição a contrariar a versão oficial de suicídio. Um corajoso culto ecumênico liderado por Dom Paulo Evaristo Arns reúne 8 mil pessoas na Catedral da Sé e se torna o maior protesto silencioso contra a ditadura desde o AI-5, sete anos antes. Em um processo judicial inédito no âmbito civil, Clarice busca responsabilizar o Estado pela morte do marido enquanto mais de mil jornalistas de todo o Brasil assinam um manifesto exigindo explicações pelo assassinato do colega.
CASO HERZOG é um podcast original do Instituto Vladimir Herzog produzido pela NAV Reportagens em parceria com o ICL e narrado por Camilo Vannuchi.
Numa decisão sem precedentes na história da ditadura, e após uma escandalosa tentativa de calar a Justiça, um juiz condena a União como responsável pela morte de Vlado e aciona o Ministério Público para que os algozes sejam investigados no âmbito penal. A impunidade é perpetuada por uma intepretação equivocada (e perversa) da Lei da Anistia. Passados 15 anos desde a sentença histórica, um jornalista bate na porta do torturador de Herzog a fim de entrevistá-lo.
CASO HERZOG é um podcast original do Instituto Vladimir Herzog produzido pela NAV Reportagens em parceria com o ICL e narrado por Camilo Vannuchi.
Os processos judiciais movidos contra os assassinos de Herzog esbarram todos no argumento de que a Lei da Anistia perdoou seus algozes e impedem qualquer condenação. Só resta recorrer ao Direito Internacional e lembrar que a tortura é um crime contra a humanidade e, por isso, imprescritível e não passível de anistia. Enquanto o STF passa pano para os homicídios cometidos no DOI-Codi de São Paulo, o Brasil é condenado em organismos internacionais a investigar e penalizar seus autores. Meio século após o crime que abalou a ditadura, Clarice é indenizada materialmente pelo assassinato de Vlado. E a Catedral da Sé volta a ser palco de um ato histórico de repúdio ao autoritarismo e à violência de Estado – e em defesa do direito à memória, à verdade e à justiça. Ainda veremos torturadores no banco dos réus?
CASO HERZOG é um podcast original do Instituto Vladimir Herzog produzido pela NAV Reportagens em parceria com o ICL e narrado por Camilo Vannuchi.
Um jovem fotógrafo da Academia de Polícia é buscado às pressas para registrar uma ocorrência. Ao chegar ao destino, o mais truculento centro de tortura do regime militar, ele se depara com uma imagem grotesca e assustadora: o corpo de um homem pendurado pelo pescoço à grade da janela, com os joelhos dobrados e os pés arrastando no chão. Aos 38 anos e com dois filhos pequenos, Vladimir Herzog era diretor de jornalismo numa emissora de TV e enfrentava havia cerca de um mês uma violenta campanha de ódio e desinformação promovida por setores da extrema-direita. Como as coisas chegaram àquele ponto? E como essa foto ajudou a derrubar a ditadura?
Caso Herzog: A FOTO E A FARSA é um podcast original do Instituto Vladimir Herzog produzido pela NAV Reportagens em parceria com o ICL e narrado por Camilo Vannuchi.
A FOTO E A FARSA é um podcast original do Instituto Vladimir Herzog, produzido pela NAV Reportagens em parceria com o ICL e apresentado por Camilo Vannuchi. Passados 50 anos desde a morte, sob tortura, do jornalista Vladimir Herzog, entrevistamos alguns dos protagonistas desta história, como Ivo Herzog, Fátima Jordão, Paulo Markun, Sérgio Gomes e Juca Kfouri, para contar em detalhes os bastidores da campanha de ódio que levou a um dos episódios mais terríveis da repressão e abalou para sempre as estruturas da ditadura. Disponível a partir de 23/10/2025.